Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 06/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil podemos ver um índice assustador de pessoas que consomem drogas ou já consumiram. Entretanto, um dos grandes desafios a serem vencidos seria iniciar um tratamento de qualidade para estas pessoas através do SUS (Desenvolva a sigla). (Truncamento) Levando em consideração a motivação do uso e sua vida anterior. Um tratamento adequado não trataria apenas da libertação do usuário do seu vício, mas também, (Sem vírgula) um tratamento psicológico que acompanhe esta pessoa fazendo com que esta não retorne ao mundo das drogas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Em 2021, os atendimentos do SUS para pessoas com transtornos psicológicos por conta do uso de drogas lícitas e ilícitas aumentou em 12%, registrando um total de 400,3 mil pessoas (Apresente a fonte da informação). Podemos notar (Vírgula) de acordo com pesquisas (Vírgula) que o número de pessoas que utilizam drogas ilícitas, em geral, possuem entre 18 e 24 anos, o que pode representar um agravante nos casos (Cite a fonte). E entre as drogas ilegais mais utilizadas temos maconha, pesquisas (Especifique-as) indicam que 7,7% das pessoas entre 12 e 65 anos já experimentaram pelo menos uma vez. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Com todas essas informações e levando em consideração de que o SUS oferece atendimento e acompanhamento para pessoas nessa situação através da APS (Atenção Primária à Saúde) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), podemos notar que os números só crescem. Pensando nesse sentido vemos uma necessidade de abordagem anterior para pessoas que vivem em situação de perigo e/ ou marginalizadas. (Truncamento) Buscando e identificando casos desde a pré-escola, como estímulo ao uso ou casos familiares de vício. Já na adolescência, buscando conscientizar os jovens a vida trans e pós-vício e os transtornos que o mesmo pode causar.

(Melhore a estratégia coesiva) Também intensificar o investimento nos tratamentos já oferecidos, melhorando-os e adequando-os. Também podendo focar na busca por minimizar o acesso a drogas ilícitas e maior fiscalização em relação a venda de álcool para menores. Caso possam desde cedo identificar durante a escola o envolvimento na prática, teríamos uma maior facilidade em evitar o vício de muitos jovens. (Apresentou um esboço de proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200