A dependência por substâncias químicas é dada graças ao seu uso indevido, e isso é um problema que atinge o mundo todo. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), (Sem vírgula) registrou um aumento avassalador no número de pacientes que são dependentes químicos, o Ministério da Saúde trouxe esses dados como um alerta no quesito da saúde pública da população brasileira, no Dia Nacional De Combate A Drogas E Alcoolismo- 20/02-. A dependência trás traz danos à saúde dos viciados podendo levá-los até a morte, e também causa noites de sono perdidas por seus entes queridos e podendo se agravar a danos psicológicos e traumas. De acordo com estatísticas os jovens têm maior possibilidade de se viciar, pois estão em uma fase onde são facilmente influenciados, vamos imaginar uma situação hipotética onde um colega de escola oferece a substância e diz que é muito bom e que vai ser a melhor experiência da vida do jovem, ele por ser imaturo e talvez não ter tido pais que disseram a ele o quão viciantes essas drogas são, experimenta, e vai ficando dependente daquilo. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
De acordo com o Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas- CEBRID- os estudantes do ensino fundamental e do ensino médio são os que mais consumem consomem drogas ilícitas no país. Isso reforça que os jovens têm maior possibilidade de adquirir o vício levando em conta a imaturidade e a inocência que carregam, a família tem uma parcela de culpa gigantesca nisso, (Evite esse tipo de construção) pela falta de conversa e de mostrar para o jovem o quão mal essas drogas farão na vida dele e as consequências que ele terá que carregar no decorrer de sua vida; muitas vezes por trás do vício existe a falta de carinho e atenção da família e também a falta de conhecimento- que deveria ser disponibilizado nas escolas- porque o conhecimento salva vidas. (Abordagem tangencial do tema. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Isso deixa claro que os órgãos responsáveis pela saúde deveriam fazer campanhas sobre as consequências do uso dessa substâncias, e deveriam fazer palestras nas escolas, não apenas no dia de combate as drogas, mas sim em todo o decorrer do ano, visto que isso não é feito; o conhecimento sempre será a válvula de escape. Os pais e a família têm a responsabilidade de poupar nossos jovens desse sofrimento, e isso não será feito com super proteção, mas sim com diálogo, expondo todos os lados que possam ter essa maldita (Não use esse tipo de palavra em seu texto) substância e dentro desse diálogo deixar com que o jovem se sinta à vontade para questionar e esclarecer suas dúvidas sem julgamentos ou perguntas que possam trazer constrangimento para o adolescente; nesse momento os pais têm que estar totalmente abertos a ouvir e a lembrar que já foram jovens, esse diálogo pode sim poupar todo esse acontecimento.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Respeite o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |