Na novela " O clone", da emissora rede Globo, a personagem Mel, (Sem vírgula) sofre com a dependência química, e apesar de ter acesso ao tratamento, ela não consegue se tratar. Infelizmente, a narrativa de Mel é a realidade de muitos brasileiros quando se observa os desafios para o tratamento dos dependentes químicos no Brasil, visto que o uso dessas substâncias vem aumentando e ainda não tem um tratamento adequado. Diante dessa perspectivas, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas para o problema ser combatido. Nesse sentido, os desafios para o tratamento de dependentes químicos vêm permeando entre a sociedade e culminando uma série de problemas, a exemplo de que muitas pessoas, mas principalmente homens e jovens (Vírgula) consomem essa droga e acaba acarretando sérios problemas para a própria vida, logo não acabam tendo o tratamento que merece, seja por vontade própria ou por falta de um procedimento adequado. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, segundo as ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social ", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde. Entretanto, os brasileiros com dependência química não vêm recebendo o tratamento correto, assim, dificultando que o paciente tenha uma boa reversão do quadro em que se encontra. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde crie um programa com medidas mais eficazes, logo, divulgar através de exposição na grande mídia, para mostrar a importância do tratamento e assim influenciar pessoas com dependência química fazer a intervenção. Dessa forma, a história da personagem Mel, (Sem vírgula) não será mais a realidade de tantos brasileiros, (Ponto final. A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |