O Proerd (Desenvolva a sigla) é um dos maiores programas de prevenção primária contra as drogas em violência no mundo. (Melhore a relação entre as ideias) Conquanto, é notável que tal prerrogativa é ineficaz, posto que, (Sem vírgula) o número de dependentes químicos está aumentando e o Brasil passa por instigações relacionado com o tratamento adequado. Dessa forma torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a falta de informação e suporte do governo. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a falta de informação potencializa o revés. Nesse sentido é indiscutível que muitas pessoas não se tratam por não saber, ou aceitar que o consumo exagerado do álcool também é uma doença, já que, (Sem vírgula) é uma droga legalizada. Outrossim, o preconceito do corpo social ocasiona vergonha ao individuo em solicitar ajuda. De acordo com o filósofo francês Voltaire, preconceito é opinião sem conhecimento, e é justamente essa falta de conhecimento que prejudica a pessoa a dar início ao tratamento. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a falta de suporte do governo como impulsionador dos desafios para o tratamento adequado no Brasil. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes (Vírgula) é dever do Estado zelar pelo bem-estar social. Diante desse exposto, apesar da medicina avançar, muitas famílias por questões financeiras não se tratam corretamente. Há um exíguo por parte do governo em investimentos para tratamentos melhores. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o poder público, além de disponibilizar verba para investir em um tratamento adequado a essas famílias que não possuem condições financeiras, também cabe a ele informar a sociedade a respeito dessa doença, por intermédio de comerciais periódicos, a fim de formar cidadãos informados e diminuir o preconceito. Somente assim, tal problemática alcançará resolução. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |