HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO AOS DEPENDENTES QUÍMICOS NO bRASIL - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 05/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Documentário "Quebrando o Tabu " evidencia que a forma repressora de lidar com as drogas não obteve sucesso, pelo contrário, nota-se um aumento no número de dependentes químicos no Brasil. Nesse sentido, mecanismos de intolerância e punição são ineficazes, faz-se necessário oferecer atenção humanizada ao grupo em questão. Portanto, entre os desafios para alcançar o tratamento adequado dos dependentes químicos no Brasil estão o descaso estatal e os estigmas sociais. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, a negligência do Estado para com a saúde pública afeta diretamente as políticas de atenção voltadas aos dependentes químicos. Isso porque, de acordo com o livro Direito à Saúde em Perspectiva ,''as necessidades humanas são ilimitadas, mas os recursos não'', ou seja, a falta de investimento no setor faz com que alguns problemas sejam marginalizados. Isso acontece com a dependência química, pois não são direcionados recursos suficientes para um tratamento de qualidade, devido à concepção egoísta e capitalista, segundo a qual esse investimento não gera lucros para o país (Melhore a apresentação dessa ideia). Assim,o bem-estar social fica comprometido pela indiferença política.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, os estigmas sociais dificultam a humanização do cuidado aos dependentes químicos. A esse respeito a teoria ''O Cidadão Invisível'' (Vírgula) de Gilberto Dimenstein (Vírgula) critica a desvalorização de alguns indivíduos na sociedade e como isso afeta sua cidadania, igualmente, os usuários de drogas e alcoólatras são vistos com preconceito quando associados a ''marginais, sujeitos sem responsabilidades'', isso faz com que seus direitos (Especifique-os) sejam invisibilizados. Dessa forma, a exclusão social fere a cidadania dos dependentes químicos e corrobora com a persistência do vício. 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário medidas para a solução dos desafios encontrados no Brasil. Nesse viés, o Poder Executivo- possuidor do aparato administrativo- deve realizar a realocação de recursos em benefício da Atenção Primária de Saúde (APS), com a finalidade de promover tratamento de qualidade aos dependentes químicos, por meio dos serviços de cuidado a saúde psíquica e física dos pacientes. Por conseguinte, a os setores da sociedade (Especifique-os)  devem atuar no combate ao preconceito associado aos usuários de drogas para que seja preservada sua dignidade. Assim, os cidadãos invisíveis serão valorizados no Brasil.(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200