Preciosa 01 - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 05/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A atriz Grazi Massafera interpreta na série “Verdades Secretas” uma personagem que era bem sucedida, mas devido ao seu vício das drogas foi viver na cracolândia, assim perdendo sua boa situação financeira. Nesse sentido, na realidade nacional, percebe-se a utilização de substâncias químicas por uma parte significativa da população sendo um constante desafio para ter uma tratamento adequado no país para dependentes químicos. Desse modo, é preciso ressaltar alguns dos colaboradores da questão: a falta de governabilidade concreta para minimizar o problema e salientar os malefícios da usufruição compulsiva de substâncias ilícitas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

De início, convém analisar, (Sem vírgula) que há pouca governança sobre essa conjuntura de atendimento de qualidade aos indivíduos que os necessitam. Consoante ao Nicolau Maquiavel, no livro “O Príncipe”, os governantes para se manter no poder devem operar a procura do bem universal. Entretanto, o governo está a romper com essa paridade, uma vez que o SUS (Sistema Único de Saúde) registou um aumento de 12% em 2021 em comparação ao ano de 2020 que havia 356 mil registros. Sendo assim, é necessário falar que as autoridades competentes não promovem de forma eficiente uma solução para a questão, pois está em crescimento e acaba prejudicando a saúde física e mental dos familiares e dependentes químicos. (Explore o argumento com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, dando ênfase a condição de “viciados” para uma parte considerável da população do país. Em conformidade com a Constituição Cidadã, visto que o seu principal objetivo é prover uma vida digna sem importunos sociais. Contudo o que é observado na contemporaneidade é o oposto destacado, dado que lamentavelmente é expressivo a quantidade de adictos, posto que a Fiocruz -centro de pesquisa do Brasil de Ciência e Tecnologia em Saúde- relata em suas pesquisas que cerca de 4,9 milhões de pessoas usufruíram substâncias ilícitas no território. Em suma, é inaceitável tal circunstância possa prosseguir, logo que corrobora para problemas gravíssimos como a falta de estrutura (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade) para os centros de atendimento para pessoas compulsivas ao seu vício.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma atitude para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre as recorrências dos desafios para o tratamento desses cidadãos. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir a redução da condição deplorável de muitas pessoas no território nacional. Dessa maneira, mobilizando a população para discussão e entendimento do assunto será possível diminuir os dependentes químicos e promover uma estrutura adequada para toda a sociedade. ​​​​​​​(Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200