Na série exibida pela plataforma Netflix, "BoJack Horseman", BoJack é um dependente químico que recusa a se submeter a tratamento médico, pois nega ter essa doença. Assim como BoJack, inúmeros brasileiros vivenciam a realidade do vício e os desafios que ele acarreta, como a obtenção de um tratamento adequado, em consequência do preconceito, decorrente da falta de informações e da ineficácia do Sistema Único de Saúde (SUS). (Formule a tese com mais clareza)
(Não é considerado um elemento coesivo) A priori, o Sistema Único de Saúde, independente da doença, tem como obrigação ceder internação para os cidadãos. No entanto, o processo não é tido como prioridade, apenas em casos mais graves (overdose ou crises de abstinência), além de ser uma ação demorada e por estágios depende ,quase que exclusivamente, do médico responsável (Melhore a construção dessa discussão). Caso o procedimento seja recusado, famílias de condições financeiras precárias ficam à deriva.
(Não é considerado um elemento coesivo) A posteriori, a falta de informações sobre a dependência química causando o preconceito é um empecilho na vida do dependente. Visto com maus olhos pela sociedade, o indivíduo que urge o tratamento, (Sem vírgula) acaba por não procurar ajuda por causa do constrangimento (Reestruture e explore com mais produtividade). A ignorância também ocasiona a má postura da família, amigos e colegas de trabalho diante da situação.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é de caráter de urgência que o Ministério da Saúde faça uma reforma no SUS, priorizando o atendimento e internação dos dependentes químicos. (Truncamento) Criando também campanhas de conscientização, sendo disseminadas pela mídia, com o objetivo do reconhecimento do vício em substâncias químicas como doença pela sociedade. (Truncamento) A fim de que o preconceito não seja mais um obstáculo na obtenção de um tratamento adequado, como juntamente a ineficácia do SUS. Desse modo, os indivíduos que sofrem desta doença crônica não se encontrarão na mesma situação que o protagonista da série BoJack Horseman. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |