4587A - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 04/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Uma infância roubada" (Vírgula) de Mark Johnson, o personagem Mark começa a fazer a uso de drogas ilícitas muito novo e se prolonga por um grande período da vida. Com seus momentos de altos e baixos, é retratada a dificuldade de um dependente químico em se recuperar e voltar a viver bem em sociedade. Portanto, o que leva uma pessoa a começar a fazer uso dessas substâncias e com isso, como enfrentar as dificuldades para obter um bom tratamento. (Melhore a contextualização do tema)

Muito se tem discutido a respeito do uso de drogas na sociedade e em como começa. Na verdade, não existe um começo e sim alguns motivos que podem induzir a pessoa a escolher esse caminho. O exemplo pode vir de casa onde frequentemente outros integrantes do núcleo familiar fazem uso ou provém de uma suscetibilidade em consumir. Em uma pesquisa da Fiocruz, cerca de 4,9 milhões de pessoas usaram substâncias ilícitas nos últimos 12 meses que antecedem a pesquisa (Vírgula)  mas, (Sem vírgula)  não quer dizer que todo esse número passou por situações de vulnerabilidade. (Reestruture e explore com produtividade)

(Uso inadequado do elemento coesivo) Portanto, verifica-se que há um aumento no número de pessoas que vão atrás de um tratamento especializado para se recuperar. Muitos procuram clínicas de reabilitação e/ou grupos anônimos de apoio. (Truncamento) Mas, (Sem vírgula) existe uma parcela desse grupo que fica com sequelas gravíssimas e precisa de um tratamento mais especializado e de maior atenção. Layne T. Staley disse "Há consequências para o uso de drogas. Eu ainda vou pagar pelo seu prévio." Esse pagar está relacionado ao tratamento que nem sempre é fácil - nem sempre esse tratamento é gratuito e quando é, não conseguem cuidar da grande demanda de pacientes (Explore essa discussão com mais produtividade) - e em como o uso gera consequências drásticas na vida do usuário.

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, um bom tratamento é importante tanto para melhorar a qualidade de vida (Vírgula) como também a inserção na sociedade e no mercado de trabalho. O Ministério da Saúde junto com ONG's ONGs (Desenvolva a sigla) precisam criar novas medidas de tratamento e fiscalizar as que já se encontram em vigor, por meio de palestras e consultas com intuito de explicar as consequências do uso e assim evitar que o número de usuários cresça. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200