Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 04/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os desafios para o tratamento adequado de dependentes químicos no Brasil, dificultando, desde modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com clareza)

A princípio é imperioso notar que em 2021, o SUS registrou aumento de 12% (Vírgula) em relação a 2020, no atendimento a usuários de drogas. Esse cenário alarmante acontece pela falta de investimentos em centros especializados no cuidado para com essas condições. Consequentemente, muitos portadores, sobretudo aqueles de menor renda, não são devidamente tratados, contribuindo para sua progressiva marginalização perante o corpo social. Esse contexto de inoperância de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia (Explore essa discussão com produtividade). Desse modo, é imprescindível que, (Sem vírgula) para a completa refutação da teoria do sociólogo essa problemática seja revertida. 

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da falta de socialização e sociabilidade, princípios básicos de convívio coletivo de acordo com Durkheim e a individualidade típica da sociedade moderna, citada por Zygmunt Bauman. Ambas ideias são fatores que submetem o homem a angústias levando-o a recorrer às drogas como refúgio. Diante disso, a sociedade ainda mantém um preconceito com os usuários, marginalizando-os e preferindo isolá-los (Explore essa discussão com produtividade). Consequentemente, não há tanto a consciência individual como o incentivo coletivo para que haja a procura de tratamento. 

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos supracitados, observa-se a necessidade de medidas que tranquilizem os desafios do tratamento de dependentes químicos no Brasil. Portanto, o governo deve, por meio de programas assistenciais, destinar mais verbas para a área de saúde dos viciados, a fim de haja a construção e manutenção de centros de tratamento em todos os polos regionais do país. Ademais, é essencial que instituições sociais e ONGs (Desenvolva a sigla) por intermédio de publicidades em revistas, jornais ou televisão conscientizem a população acerca da importância de incentivar os dependentes a procurarem tratamento, para que, desse modo, tais pessoas possam ser reinseridas na sociedade e que haja cumprimento da Constituição de 1988. ​​​​​​​(Faltou o detalhamento)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200