A série ''Euphoria'' conta a história de Rue, que após receber diazepam para tratar de sua ansiedade, se apega as drogas como mecanismo de escape, que logo se torna um vício. Ao longo da trama ela enfrenta diversas dificuldades, como overdose e reabilitação. Embora seja uma narrativa fictícia, é nítida a semelhança com questões reais e atuais, pois, assim como na trama, muitos jovens brasileiros usam e se viciam em drogas. Assim, é indispensável a discursão sobre este tema. (Cuidado com a abordagem tangencial. Reestruture e formule a tese)
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil é o segundo país que mais consome cocaína no mundo. A princípio, é evidente que substâncias entorpecentes acarreta diversos problemas que comprometem, além da saúde física, a saúde mental e, (Sem vírgula) é de extrema importância a reabilitação. Mas, (Sem vírgula) ainda há resistência ao tratamento, já que além de ser difícil, pois o corpo do individuo que já está acostumado com essas substâncias sente falta e sofre por abstinência, muitas pessoas também não querem abrir mão do prazer e da sensação de bem-estar que as drogas o oferece e fornece. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém acrescentar que embora o SUS( Sistema Único de Saúde) garanta o atendimento e acompanhamento para esse tipo de dependência, à há pouco preparo da área da saúde, como poucos especialistas e equipe preparada e também especializada ´para atender aos casos. (Evite um arágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para resolver essa situação. Para isso, o governo federal, (Sem vírgula) deve, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde, promover palestras para informar e conscientizar a população da gravidade desta situação e, (Sem vírgula) criar clínicas para dependentes químicos com profissionais especializados. Assim, minimizando este problema. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |