Rayssa B. - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 03/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série televisiva "Euphoria", é retratada a história da protagonista Rue Bennett, que em decorrência a morte do pai e do início da sua adolescência, (Sem vírgula) se tornou vítima do uso constante de substâncias químicas e (Vírgula) em consequência disso, resultou dependente química causando em seu ambiente (Melhore a construção de sentido), transtornos em relação a sua recuperação. Paralelo a isso, no Brasil o quadro não é diferente. Neste prisma, podemos destacar tanto a negligência governamental quanto o preconceito social. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro plano, é primordial destacar que a carência de investimentos em tratamento gratuito deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a população dependente acaba por não ter o tratamento adequado devido à questão financeira, pois muitas pessoas não podem ter como pagar pelo serviço de tratamento que exige uma equipe multidisciplinar de profissionais, como médicos e psicólogos. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Melhore a discussão do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a carência de informação apresenta-se como outro desafio da problemática. De acordo com Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, o conhecimento é crucial para a obtenção da plenitude da essência humana. Tal conceito abordado não se aplica no Brasil, haja vista que muitas vezes, (Sem vírgula) a própria família do dependente não consegue lidar da melhor forma com o problema porque não é capaz de se libertar dos preconceitos que, no fim das contas, são fruto da desinformação. Há quem acredite que o dependente químico escolheu estar naquela situação, por isso, entender que se trata de uma doença é o primeiro passo para o procedimento condizente. Logo, tudo isso retarda o combate ao desafio para um tratamento adequado no Brasil. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a adoção de medidas que venham diminuir os desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil. Dessa maneira, cabe que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Saúde, será revertido em melhorias ao Sistema Público de Saúde (SUS), através de prestação do tratamento gratuito suficiente para cuidar da situação adjunto com uma equipe multidisciplinar de profissionais, como médicos e psicólogos. Além disso, a família como papel fundamental na formação ética, (Sem vírgula) e emocional de cada pessoa tem como responsabilidade reconhecer o problema, e assim, (Sem vírgula) acolher e compreender estes indivíduos, assim o preconceito pode deixar de ser um problema. Somente assim, espera-se diminuir esses desafios no tratamento clínico brasileiro, e a coletividade alcançará um quadro reverso ao da narrativa da personagem Rue Bennett. 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200