Whatsapp

[Sem título]

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 27/04/2022

PUBLICIDADE

Com o advento da globalização surgiram muitas novidades, dentre elas várias formas de linguagem. A linguagem neutra faz parte dessa modernidade. Linguagem neutra ou linguagem não-binária é a linguagem criada por grupos identitários LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), com objetivo e de neutralizar o gênero gramatical. Embora se faça desnecessário, uma vez que há o acordo do uso da língua padrão bem como análises de especialistas na área linguística, (Sem vírgula) que argumentam negativamente o uso de tal linguagem. (Melhore a contextualização do tema)

Embora seja uma linguagem que já vem sendo utilizada nas redes sociais por estes grupos, há decretos estaduais que proíbem seu uso. (Sem ponto final), como forma de defender o norma culta da Língua Portuguesa. (Truncamento) Uma vez que há um padrão a ser seguido, faz-se desnecessário a inclusão da linguagem neutra ou não-binária. Esta determinação está prevista para escolas, editais e demais repartições públicas, o que especialistas (Especifique-os) da Língua Portuguesa defendem. (Explore a discussão com mais produtividade)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, na língua padrão, o uso do substantivo no gênero masculino já é uma forma de se referir aos dois gêneros, seja feminino ou masculino, o que comprova que tal acordo, linguagem neutra, não faz sentido (Reestruture essa discussão). Segundo matéria publicada na revista veja, é compreensível que se trata-se de uma busca por mais inclusão, avaliando pelo ponto de vista da empatia, porém não faz sentido nenhum. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, sabe-se o quanto há diversidade quando se pensa em comunicação. A linguagem neutra (Vírgula) por se tratar de uma linguagem criada por grupos específicos, até é considerável que seja utilizada dentro desses grupos específicos (Melhore a construção de sentido) e que se mantenha-se a norma culta da Língua Portuguesa, que é uma língua rica e carregada de interação devido ao seu dialeto. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES