Whatsapp

Desafios para a implantação da linguagem neutra

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 27/04/2022

PUBLICIDADE

Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à inclusão social e ao bem-estar coletivo. Entretanto, o cenário visto pela defasagem do uso de pronomes neutros na língua portuguesa impossibilita a eficiência de tal promulgação, por efeito de problemas como a negligência estatal e a ignorância da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese) 

Diante disso, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais como um fator impulsionador do imbróglio, visto que nenhuma medida foi realizada pelo governo brasileiro para gerar qualquer mudança nesse cenário (Essa discussão precisa ser mais explorada). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, se caracteriza como uma violação do “contrato social”, já que o Estado descumpre sua função de garantir os direitos indispensáveis, como a igualdade, aos cidadãos. Consequentemente, há o reforço da exclusão de minorias sociais, que não obtêm ajuda para se integrar à sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é profícuo apontar a lenta mudança da mentalidade social como agravante desse preconceito no Brasil. De acordo com o ativista transgênero Jonas Maria, a implantação da linguagem neutra não é uma simples mudança gramatical, mas uma mudança de perspectiva. Contrapondo tal pensamento, muitos cidadãos não concordam com o uso da linguagem neutra, por já se sentirem representados pelos pronomes masculinos ou femininos, sem dar a devida importância à parcela da população que não se sente inclusa  incluída e contemplada por esses (Melhore a apresentação dessa ideia). Nesse viés, é inadmissível acreditar que ainda há predominância de resistência em relação a mudanças e aceitações sociais que contemplem os grupos marginalizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar o imbróglio. Dessa forma, cabe ao governo federal, em conjunto com a Academia Brasileira de Letras, providenciar uma reforma na norma culta da língua portuguesa. Tal reforma deverá ser amplamente divulgada nos grandes meios de comunicação, como a televisão e as redes sociais, objetivando proporcionar uma maior integração da população. Além disso, o Ministério da Educação – responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação – juntamente com o Poder Legislativo, deve criar um projeto de lei, por meio da contratação de profissionais capacitados, que implemente palestras anuais nas escolas, promovendo a conscientização das pessoas acerca dos pronomes neutros, com o fito de construir uma sociedade mais bem intencionada e preocupada com o bem-estar coletivo. Assim, a Declaração Universal dos Direitos Humanos poderá ser eficaz. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES