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LINGUAGEM NEUTRA

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Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 27/04/2022

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, garante a todos os indivíduos o direito à inclusão social e ao bem-estar coletivo. Contudo, a implantação de pronomes neutros na língua portuguesa traz consigo a quebra de paradigmas (Vírgula) impossibilitando que parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, a falta de informação e o preconceito social são fatores que devem ser combatidos. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, vele  vale ressaltar que a carência informacional é um fator que impede a resolução da problemática. Segundo a filósofa Simone Beavouir, em um dos seus trabalhos, evidencia que é preciso ensinar a diferença de gênero e sexualidade para promover a inclusão. Nesse sentido, é notório que os indivíduos não são orientados o suficiente e não possuem informações válidas sobre a linguagem neutra, e assim, (Sem vírgula) acaba se estruturando um preconceito na sociedade (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Assim, não é justo que as pessoas sofram as consequências por falta de informação.

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(Boa estratégia coesiva) Ademais, o preconceito social é um obstáculo para que o entrave seja resolvido. Por conseguinte, é necessário destacar que a língua portuguesa vive em constante transformação, mas uma mudança pode causar discórdia entre a sociedade. Diante disso, o uso da linguagem neutra vem sendo alvo de críticas pela população que consequentemente segue por sua ignorância criada pela falta de debate (Reestruture e explore a discussão com produtividade). Assim, a sociedade deve ter empatia para que o preconceito seja mitigado.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado promover campanhas que mostrem a importância do debate sobre a linguagem neutra. Isso pode ser feito por meio da mídia- meio de propagação de notícias e comunicação em massa- em que o assunto está em questão, a fim de que as pessoas consigam debater e trazer benefícios a todos os cidadãos. Feito isso, o Brasil poderá caminhar para uma sociedade mais justa e igualitária. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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