A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, garante a todos os indivíduos o direito à inclusão social e ao bem-estar coletivo. Contudo, a implantação de pronomes neutros na língua portuguesa traz consigo a quebra de paradigmas (Vírgula) impossibilitando que parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, a falta de informação e o preconceito social são fatores que devem ser combatidos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, vele vale ressaltar que a carência informacional é um fator que impede a resolução da problemática. Segundo a filósofa Simone Beavouir, em um dos seus trabalhos, evidencia que é preciso ensinar a diferença de gênero e sexualidade para promover a inclusão. Nesse sentido, é notório que os indivíduos não são orientados o suficiente e não possuem informações válidas sobre a linguagem neutra, e assim, (Sem vírgula) acaba se estruturando um preconceito na sociedade (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Assim, não é justo que as pessoas sofram as consequências por falta de informação.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o preconceito social é um obstáculo para que o entrave seja resolvido. Por conseguinte, é necessário destacar que a língua portuguesa vive em constante transformação, mas uma mudança pode causar discórdia entre a sociedade. Diante disso, o uso da linguagem neutra vem sendo alvo de críticas pela população que consequentemente segue por sua ignorância criada pela falta de debate (Reestruture e explore a discussão com produtividade). Assim, a sociedade deve ter empatia para que o preconceito seja mitigado.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado promover campanhas que mostrem a importância do debate sobre a linguagem neutra. Isso pode ser feito por meio da mídia- meio de propagação de notícias e comunicação em massa- em que o assunto está em questão, a fim de que as pessoas consigam debater e trazer benefícios a todos os cidadãos. Feito isso, o Brasil poderá caminhar para uma sociedade mais justa e igualitária. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |