[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 27/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5º, que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o uso de pronomes neutros na língua portuguesa, dificultando, (Sem vírgula) deste modo a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se impierosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)

Antes de tudo, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de reconhecimento do tratamento correto que pessoas não-binárias merecem. Segundo o psicanalista Jacques Lacan, tanto quanto Sigmund Freud, (Sem vírgula) fundamentam que o sujeito se constitui através da linguagem. Sob esse viés, é inconstitucional a não-intervenção do Estado para cumprir seu dever. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a lenta mudança da mentalidade social como impulsionador desse preconceito no Brasil. De acordo com um estudo iniciado pelo psiquiatra ligado à Faculdade de Medicina da USP, Giancarlo Spizziri, há cerca de 3 milhões de pessoas adultas que se identificam como não-binários no país. Diante de tal exposto se faz necessário o reconhecimento a esses indivíduos, tornando inadimissível o cenário oposto. (Abordagem limitada. Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, a indispensabilidade do enfrentamento desses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtividade Urbana, possa instituir grupos de trabalho para elaborar manuais informativos e campanhas sobre o assunto - incentivando o uso dos pronomes neutros, não apenas só social, como apelo para o reconhecimento jurídico- a fim de evitar a situação de alienação sobre a temática e o entendimento da importância desse respeito. Assim, tornar-se-á possível a constituição de todos os sujeitos pela linguagem, como afirmam Freud e Lacan. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200