Em 02 de fevereiro de 1987, o então eleito presidente da Assembleia Nacional Constituinte disse as seguintes palavras em seu discurso de posse: "A nação quer mudar, a nação deve mudar, a nação vai mudar". Todavia, até hoje, o povo brasileiro clama por mudanças, como em relação ao Debate da linguagem neutra. Nesse sentido, dois pontos se destacam no debate acerca desse assunto: a obsolescência das políticas públicas e a inoperãncia dos cidadãos do país em torno dessa situação de preocupação nacional. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a preocupação com a linguagem neutra é consequência de ações governamentais ineficazes. Afinal, como alertou o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra"O cidadão de papel" (1993), nem sempre as leis presentes nos documentos oficiais são cumpridas, estabelecendo-se, assim, a garantia apenas teórica dos direitos dos cidadãos, vide a obsolescência da Carta Magna ante á a linguagem neutra. Isso é explícito a partir da observação de que as políticas públicas de prevenção e, até mesmo, de combate ao tema não são prioridades nos planos de governo, quase sempre são ações pontuais e isoladas. Logo a mudança que a nação almeja é cada vez mais improvável, devido a uma "legislação apenas simbólica". (Explore a discussão com mais produtividade)
(Apresente um elemento coesivo com ideia de conclusão) Além disso, outra preocupação é a inoperância da população em relação ao debate da linguagem neutra. No entanto, como defendia o autor e escritor irlandês Oscar Wilde, "A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". Porém, seja porque não são culturalizadas nas escolas ou raramente orientada pelos veículos midiáticos, as pessoas tornam-se indiferentes ao tema, pois hora acreditam que é responsabilidade exclusiva (Ideia incompleta). (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |