Debate sobre a linguagem neutra-JOY - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 27/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 02 de fevereiro de 1987, o então eleito presidente da Assembleia Nacional Constituinte disse as seguintes palavras em seu discurso de posse: "A nação quer mudar, a nação deve mudar, a nação vai mudar". Todavia, até hoje, o povo brasileiro clama por mudanças, como em relação ao Debate da linguagem neutra. Nesse sentido, dois pontos se destacam no debate acerca desse assunto: a obsolescência das políticas públicas e a inoperãncia dos cidadãos do país em torno dessa situação de preocupação nacional. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, a preocupação com a linguagem neutra é consequência de ações governamentais ineficazes. Afinal, como alertou o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra"O cidadão de papel" (1993), nem sempre as leis presentes nos documentos oficiais são cumpridas, estabelecendo-se, assim, a garantia apenas teórica dos direitos dos cidadãos, vide a obsolescência da Carta Magna ante á a linguagem neutra. Isso é explícito a partir da observação de que as políticas públicas de prevenção e, até mesmo, de combate ao tema não são prioridades nos planos de governo, quase sempre são ações pontuais e isoladas. Logo a mudança que a nação almeja é cada vez mais improvável, devido a uma "legislação apenas simbólica". (Explore a discussão com mais produtividade)

(Apresente um elemento coesivo com ideia de conclusão) Além disso, outra preocupação é a inoperância da população em relação ao debate da linguagem neutra. No entanto, como defendia o autor e escritor irlandês Oscar Wilde, "A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". Porém, seja porque não são culturalizadas nas escolas ou raramente orientada pelos veículos midiáticos, as pessoas tornam-se indiferentes ao tema, pois hora acreditam que é responsabilidade exclusiva (Ideia incompleta). (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200