Whatsapp

Linguagem neutra em discussão no Brasil

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 27/04/2022

PUBLICIDADE

A língua é algo primordial em nossa comunicação e está em constante mudança, uma vez que deve se adaptar às nossas necessidades, tendo assim, (Sem vírgula) as variantes linguísticas como suas auxiliares. Nos últimos anos surgiu a proposta da linguagem neutra, muito difundida nas redes sociais, que visa, acima de tudo, a inclusão do público LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). Porém, apesar da existência de variantes da língua, a norma padrão deve continuar sendo a principal base da Língua Portuguesa, não podendo ser substituída ou modificada sem análise prévia. (Boa contextualização do tema) 

A linguagem neutra, com sua proposta de combate ao preconceito de gênero, é louvável, uma vez que proporciona a inclusão de pessoas que não se identificam com a linguagem binária padrão. Mas tais mudanças podem comprometer outros grupos sociais, como os deficientes visuais, pois seus programas de leitura não reconhecem os códigos que substituem os indicativos de gênero, os analfabetos, porque não conseguiriam acompanhar tais aplicações para o diálogo, e as crianças em alfabetização, pois torna a leitura e a escrita mais difícil. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Para que haja modificações na norma culta de uma língua, faz-se necessário que, primeiramente, a maioria de seus falantes façam uso de uma nova maneira de se expressar, algo que ocorre naturalmente ao longo dos anos. Mas esse não é o caso da linguagem neutra, pois ela ainda é muito recente e utilizada em ambientes e ocasiões muito específicas, como nas redes sociais, conversas de grupos, dentro do âmbito LGBTQIA+, etc., sendo mais qualificada como variante linguística. (A discussão precisa ser mais explorada) 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a linguagem neutra não deve, por enquanto, influenciar na norma padrão da Língua Portuguesa. Assim, o governo deve continuar proibindo seu uso em livros didáticos, concursos públicos e eventos culturais, para que não ocorra divergências comunicativas, e prevacelendo a língua padrão em todos os discursos formais. Quanto a sua utilização nas redes sociais e ambientes informais pode continuar sendo impulsionado pelos militantes dessa nova linguagem, pois é algo positivo para a inclusão de gênero e que reforça as variantes linguísticas existentes em todo o Brasil. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES