Whatsapp

O pronome neutro é relevante?

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 27/04/2022

PUBLICIDADE

Vivemos em tempos em que tudo muda muito rápido. O que hoje é, amanhã pode não ser. Mas, até onde as mudanças são relevantes? A ideologia pró pronome neutro é um assunto no qual tem recebido uma relativa atenção com a intenção de mudança na estrutura da gramática, e isso é um assunto bastante controverso. (Melhore a contextualização do tema e fomule a tese) 

Foi trazido ao Brasil em 2014 (Vírgula) em texto de Pri Bertucci, um autodenominado “artista social” que inventou, por iniciativa própria, o pronome de gênero neutro “ile”. Os pronomes neutros são classificados em quatro classes de sistema: “elu”, “ile”, “ilu” e “el”. Esses pronomes foram criados para uso na comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla), para inclusão social de pessoas que se dizem não ter nenhum ou ter ambos os gêneros; então quando se referem a estas pessoas, ao invés de dizerem “ela” ou “ele”, se é dito “elu”, “ile”, “ilu’’ ou “el’’ por respeito a decisão da orientação sexual. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Porém, a pergunta a se fazer é: a mudança para o pronome neutro vai trazer inclusão e respeito? Do que adianta utilizar tais pronomes para finalidade de respeito (Vírgula) mas usar uma linguagem ofensiva ? Contudo, o melhor a se utilizar contra o preconceito é o bom senso e não leis que determinem como devemos ou não falar e escrever. A legalização ou proibição de certos termos apenas empobrecem a língua ao passo que apaga rastros de sua história e não forma uma sociedade mais justa, porque a justiça se conquista muito mais com atos, do que com palavras (Reestruture e explore essa discussão com produtividade). Dizem que a finalidade de tal é para inclusão social, porém no português já existe um pronome que aborda a todos no geral (não importando o gênero), que é o gênero masculino. Por exemplo, na frase “Os jovens são o futuro do nosso país”; “Os jovens” não se refere somente aos homens (Vírgula) mas sim a todos aqueles que são jovens. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é conclusivo que não há necessidade de adicionar um pronome neutro ao nosso vocabulário, porque em nossa língua já existe um artigo no qual aborda a todas as pessoas, sem excluir classe ou gênero. Concluindo, se esse pronome foi criado com o propósito de respeito à comunidade LGBTQIA+ não há necessidade de utilizá-lo, portanto, se já existe um pronome que engloba a todos, não há necessidade de alterar a gramática com a falsa intenção de inclusão. Trata-se apenas de usar a linguagem com respeito, e não com falsa piedade. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES