A linguagem neutra pode ser denominada também como não- binária, onde obtém o uso de uma terceira letra ( A ou O) no final de palavras para que possa evitar a binaridade de gêneros tanto masculino , quanto feminino, e é também uma vertente recente de demandas pela maior analogia entre homens, mulheres e os não-binários , pode ser considerada como uma linguagem muito importante no uso da língua portuguesa. (Evite um parágrafo frasal. Formule a tese)
Contemporaneamente uma das maiores discursões e polêmicas mais atuais na nossa língua portuguesa é sobre a linguagem neutra , onde ela pode ser considerada como uma estratégia para evitar o uso do masculino genérico em nosso idioma, há muitas formas de promover algumas alterações e um exemplo do que podemos utilizar para essas alterações são o '' X '' ou o uso do '' @ '' , o pronome neutro é utilizado com o objetivo de não especificar gêneros (Vírgula) e sim se referir a todos , ou seja, incluir todas as pessoas (Vírgula) e é utilizado principalmente com as não- binárias, nas quais não se identificam com a binaridade ( que se resume em masculino ou feminino) (Reestruture essa discussão). Um exemplo, (Sem vírgula) para o feminino geralmente usamos ''ela'' ou ''dela'', já no masculino usamos ''ele'' ou ''dele'' (Vírgula) já quando a pessoa n não se identifica nos padrões de gênero usamos ''elu'' ou ''delu''. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) É muito importante o uso da linguagem neutra, há outras formas também de utilizar o pronome neutro, como ''ile'' que foi desenvolvido por Pri Bertucci e também pela psicóloga Andrea Zanella em 2015, a substituição dos artigos masculino e feminino por um ''X'' ou pelo ''@'' só acontece em alguns casos. Assim a palavra ''amigo'' ou '' amiga'', que virariam ''amigue'' ou ''amigx''. As palavras ''todos'' e ''todas'' seriam trocadas , da mesma forma , por ''todes'' ou pela palavra ''todxs'' e também pela palavra ''tod@s'', o gênero neutro é um conceito adotado pela ONU (Desenvolva a sigla) para as pessoas que nascem com características sexuais que não se encaixam nos sexos masculino e feminino . As pessoas podem incluir a linguagem inclusiva e neutra no seu cotidiano , uma dica é; (Sem ponto e vírgula) experimentar utilizar nomes coletivos sem a demarcação de gêneros como por exemplo a palavra ''pessoal'',''incrivel'', ''estudantes'', ou seja, é bom que procuremos usar nomes neutros invés de usar nomes marcadores de gêneros. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar da linguagem neutra ser importante (Vírgula) ela tem as suas desvantagens, o gênero neutro ele pode confundir a identificação e a compreensão dos alunos, das caracteristicas intrínsecas da linguagem, mas devemos acolher, respeitar e valorizar a diversidade, lutar contra a intolerância de gênero e o machismo, identifcar e visibilizar todos os gêneros, inclusive os neutros e também refletir sobre a desigualdade de gêneros. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |