È Vital Esclarecimentos - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 26/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A inclusão social é algo que melhora a imagem de um país. A linguagem neutra é um desses adeptos que é requerida por alguns grupos (Especifique-os). Porém, continua sendo rejeitada e ignorada pela maioria. (Truncamento) O que faz com que muitos se sintam excluídos socialmente. Mas, para favorecer a resolução do problema, é necessário são necessários esclarecimentos.

Primeiramente, segundo Noslen Borges, um famoso professor de língua portuguesa, é inviável adotarmos a linguagem neutra como norma padrão; (Vírgula) porque seria como substituir partes de um edifício, visto que uma mudança a esse nível traria inúmeras transformações (Explore essa ideia com mais produtividade). Em um de seus vídeos no Youtube, em podcast, ele explica que, até a língua ser o que é hoje, houve muitas mudanças, mas que isso não serve de justificativa para inclusão dessa nova linguagem; (Vírgula) pois, ao longo da história, a forma de falar foi, como ele disse, formada de maneira ''orgânica'', ou seja, natural; (Vírgula) e que nunca houve um período em que os homens impuseram sua própria linguagem, como acontece atualmente. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além dos prejuízos do ponto de vista gramatical (Essa discussão precisa ser mais explorada), estaremos às custas de um acréscimo no número de doentes no Brasil. (Reelabore essa discussão) Considerando que as pessoas sejam expostas à linguagem neutra desde a infância, na escola, poderíamos deduzir que o número de homossexuais aumentaria (Reformule essa discussão), pois 80% do nosso caráter é formado por influências externas; (Vírgula) e que, consequentemente, acarretaria uma diminuição na expectativa de vida, já que, segundo um estudo feito na Dinamarca, um homossexual vive em média 54 anos. (Cuidado com esse tipo de afirmação. Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Tomando, então, ideia dos fatos, o governo deveria conscientizar a população LGBT (Desenvolva a sigla) quanto aos prejuízos de atribuir a linguagem neutra na norma padrão. Ademais, o governo e a população deveriam procurar outros meios de incluírem outros grupos sociais, oferecendo, por exemplo, vagas de trabalho. (Reestruture e apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200