O que fazer para melhorar a segurança nas unidades de ensino? Mudar constantemente seus filhos de colégio resolverá o problema da segurança? É solução trancar mais ainda as escolas? Segundo o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Antônio de Lisboa Vale, não existe qualquer “solução milagrosa” para esse problema. De fato, não existe. Porém, a humanidade não pára de trabalhar em prol de uma melhoria contínua. Só que, enquanto ainda não há solução, vítimas constantemente sofrerão com a violência nas escolas.
Atribuído a este assunto se dá o fato da escola ser o reflexo do individuo na sociedade em que ele será inserido. De início a educação está fadada a um padrão de reprovação, exclusão, evasão. O que esclarece que a má formação educacional interfere na índole do cidadão. Com isso, não somente alunos, mas sim, diretores, professores e distintos funcionários estão sujeitos a encarar situações de violência escolar.
Somado a todo este padrão educacional, existe os inúmeros e agravantes fatores que influenciam indiretamente a conduta dos indivíduos, tais como, a violência no trânsito, violência familiar, violência nos estádios de futebol.
Enfim, em suma maioria educadores sentem-se ameaçados de vida, devido crescente onda de violência em torno de seu trabalho, igualmente acontece com alunos, situação que explica o fato é o da escola municipal Alberto Pasqualini, localizada na zona sul de Porto Alegre, onde quatro estudantes passaram a sofrer ameaças de uma quadrilha de traficantes da região.
Dados os fatos, é evidente que a solução não será aderida de imediato, mas gradativa. Devem ser adotados padrões como guarda municipal na porta das escolas e policiais fazendo ronda e vigilância nas entradas e saídas dos alunos, palestras educativas dentre outros programas que desenvolva nos alunos um intelecto positivo para compensar nossa sociedade futura com bons cidadãos.
Comentários do corretor
CUIDADO COM A COESÃO
ACENTUAÇÃO
APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
Leia mais antes de iniciar a sua produção e faça uma análise mais crítica da problemática. Argumente mais! Você é capaz de desenvolver um texto mais persuasivo. Ouse!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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