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Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 26/04/2022

Status:

Corrigida
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Muito se tem discutido, atualmente, acerca do uso da linguagem neutra. Esta, utilizada por membros da comunidade LGBTQ+ (Desenvolva a sigla) para identificação e visibilidade de todos os gêneros, inclusive os neutros. Entretanto, na realidade brasileira, existem leis que proíbem tais expressões, além disso, concursos públicos e vestibulares, (Melhore a construção de sentido) que exigem a utilização da norma culta da Língua Portuguesa. Sendo assim, é necessário debates para a resolução desses entraves para o uso da linguagem neutra para uma melhor inclusão. (Formule a tese)

Primeiramente, é válido ressaltar que certas leis contribuem para que pessoas que não se encaixam no binarismo não se sintam inclusas na sociedade. Como em Santa Catarina, a lei 9.077/21 proíbe expressamente a utilização de linguagem "estranha à Língua Portuguesa" em utilização de flexão de gênero no âmbito da administração pública municipal. Diante disso, é indubitável que essas leis configuram uma tentativa de excluir e silenciar os grupos de pessoas LGBTQ+ como decreta a lei citada (Explore a discussão com mais produtividade). Nesse sentido,muitos indivíduos não se sentem devidamente à vontade em certos ambientes, devido às leis governamentais impostas sobre eles.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a exigência da norma culta em vestibulares e concursos públicos, (Sem vírgula) automaticamente faz com que o sujeito seja obrigado a se identificar como gênero masculino ou feminino. Isso posto, segundo o Projeto de Lei 5198/20 que proíbe instituições de ensino e bancas examinadoras de concursos públicos de utilizarem o gênero neutro para se referir a pessoas que não se identificam com os gêneros masculino e feminino (Melhore a construção dessa ideia). Portanto, desse ponto de vista, é de suma importância que haja uma maior compreensão para que todos os gêneros sejam aceitos e incluídos em todos os ambientes.

(Boa estratégia coesiva) Por fim, diante dos desafios impostos, é urgente que medidas sejam tomadas para cessar os debates sobre a linguagem neutra. Nesse âmbito, cabe à Academia Brasileira de Letras a criação de um novo gênero neutro na língua portuguesa, em conjunto com o Ministério da educação, com uma nova grade curricular onde o estudo da linguagem neutra esteja incluso nos ensinos básico e superior. Por sua vez, essa mudança linguística trará inclusão àqueles que não se identificam com o binarismo e esses debates sobre a linguagem não-binária iriam ter um fim. (A proposta de intervenção está incompleta) 



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Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200