Whatsapp

Preciosa 01

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 26/04/2022

PUBLICIDADE

Na música “Minha alma” (Vírgula) o cantor O Rappa discorre sobre a paz na sociedade, uma vez que ela pode estar configurada ao medo principalmente na luta pela representatividade no país. Nessa lógica, é necessário debater sobre a linguagem neutra na população, pois há vários entraves na atualidade (Especifique-os). Dessa forma, é preciso abordar que a língua portuguesa é o meio de comunicação do Brasil e, além disso, representa a o povo brasileiro e por conseguinte a fala e escrita promove a inclusão e está em constante mudança. (Formule a tese com mais clareza)

Diante desse cenário, é importante lembrar que a falta de representação na sociedade é corriqueira, visto que a linguagem neutra não é aceita, ademais permanece a desigualdade perante os cidadãos. Consoante a Constituição federal, promulgada em 1988, assegura o bem-estar de todos não dando a importância para etnia, religião e as diversas crenças existentes, porque seu intuito é fazer a igualdade no território nacional. Entretanto, há uma discrepância entre a teoria e a prática na concretização das leis que, bem postas no papel, não são realizadas no cotidiano pelo governo (Melhore a construção dessa discussão), porquanto é negligenciada o debate para aderir alguns adjetivos para haver o reconhecimento dos cidadãos que não são representados na linguagem atual. Sendo assim, é inadmissível que tal conduta se perpetue, tendo em vista que a linguagem neutra é importantíssima para o acolhimento dos indivíduos no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, outro fator pertinente dessa problemática é a indiferença da população civil para dialogar sobre o assunto. De acordo com o dramaturgo George Bernard Shaw, o progresso é impossível sem mudanças. Nesse sentido, é nítido que as ideias do autor não são colocadas em prática, levando em conta que a população de forma geral permanece estática com relação ao questionamento. Exemplos disso são vistos nas instituições de ensino que pouco se dialogam sobre o problema. Assim, é inadmissível que a fala e escrita permanecam arcaicas na contemporaneidade (Melhore a construção dessa ideia) primordialmente no século XXI. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma atitude para aumentar a discussão sobre a linguagem neutra. Para isso, o Ministério da Educação (MEC)- é responsável pela instrução e abordagens de temáticas atuais- deve fazer debates em todas as esferas de ensino (Vírgula) por meio de profissionais na temática (Vírgula) para que a sociedade expresse sua opinião e promova a aceitação das mudanças. Dessa maneira, o intuito de tal medida é representar e incluir os todos os cidadãos sem distinção como foi elaborado pela Constituição Cidadã de 1988. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES