A Constituição de 1988 mostra que todo cidadão tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Nessa perspectiva, a pessoa que se declara não-binária tem direito que sua linguagem, denominada linguagem neutra, seja inclusa e respeitada na sociedade. Assim, mostra-se relevante pensar na linguagem neutra, uma vez que a intolerância e ignorância sobre o assunto configuram as maiores problemáticas desse cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
De início, é notório destacar a intolerância da sociedade em relação ao uso da linguagem neutra. Isso ocorre pois, (Sem vírgula) o ensino da linguagem no início da vida estudantil, (Sem vírgula) é mostrado apenas a linguagem normativa fazendo que a sociedade sinta que a língua é estável, contrário a isso, a mudança é o começo de qualquer língua, sendo que o dialeto é um corpo movido por transformações. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Vale ressaltar a ignorância junto a falta de compressão com pessoas não-binárias. A sociedade é bastante intolerante com essa parcela da comunidade, ação esta adjunta de uma sociedade machista que não aceita a diversidade e a mudança, pois é vista como uma ameaça à população, contrário disso, a linguagem neutra possibilita a valorização de todos os gêneros, inclusive os neutros, sem necessidade de anular outras existências. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que a família junto com a escola promovam o respeito no ambiente escolar por meio de palestras educativas com pessoas não-binárias, fazendo com que a criança crie ferramentas para lidar com situações desafiadoras e assim se tornar um adulto saudável, para que em futuro próximo, (Sem vírgula) exista uma sociedade respeitosa e digna. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |