Whatsapp

[Sem título]

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 26/04/2022

PUBLICIDADE

A Constituição de 1988 mostra que todo cidadão tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Nessa perspectiva, a pessoa que se declara não-binária tem direito que sua linguagem, denominada linguagem neutra, seja inclusa e respeitada na sociedade. Assim, mostra-se relevante pensar na linguagem neutra, uma vez que a intolerância e ignorância sobre o assunto configuram as maiores problemáticas desse cenário. (Muito bem. Formulou a tese)

De início, é notório destacar a intolerância da sociedade em relação ao uso da linguagem neutra. Isso ocorre pois, (Sem vírgula) o ensino da linguagem no início da vida estudantil, (Sem vírgula) é mostrado apenas a linguagem normativa fazendo que a sociedade sinta que a língua é estável, contrário a isso, a mudança é o começo de qualquer língua, sendo que o dialeto é um corpo movido por transformações. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Vale ressaltar a ignorância junto a falta de compressão com pessoas não-binárias. A sociedade é bastante intolerante com essa parcela da comunidade, ação esta adjunta de uma sociedade machista que não aceita a diversidade e a mudança, pois é vista como uma ameaça à população, contrário disso, a linguagem neutra possibilita a valorização de todos os gêneros, inclusive os neutros, sem necessidade de anular outras existências. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que a família junto com a escola promovam o respeito no ambiente escolar por meio de palestras educativas com pessoas não-binárias, fazendo com que a criança crie ferramentas para lidar com situações desafiadoras e assim se tornar um adulto saudável, para que em futuro próximo, (Sem vírgula) exista uma sociedade respeitosa e digna. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES