Na série de animação "she-ra" (Vírgula) produzida pela rede de streaming Netflix, nos é apresentado "Double trouble", personagem não-binário que utiliza de pronomes neutros, (Melhore a progressão de ideias) em nossa atual realidade, há a existência de pessoas que têm preferência em serem tratadas no neutro, dessa forma trazendo questionamentos em relação a como poderia ser aplicado na sociedade, gerando um debate sobre a linguagem neutra. (Melhore a contextualização do tema. Evite um parágrafo frasal)
Em primeiro lugar, da mesma forma que pessoas transgêneros querem ser tratadas pelo seu pronome escolhido (Vírgula) sendo ela ou ele, não-binários também têm essa escolha, e é um dever como cidadão respeitoso aceitar e respeitar esta decisão. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, para que uma nova regra gramatical seja aplicada, é um processo e leva tempo, e durante toda a história da língua portuguesa já se passaram muitas transformações e mudanças brutas, e isso poder ser aplicado no uso da linguagem binária. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o uso do pronome neutro seja inserido na sociedade, é necessário primeiro o aprendizado nas escolas, e a secretária da educação junto com academia de letras, direção das escolas e professores devem ensinar obrigatoriamente como qualquer outra regra gramatical, assim transformando o Brasil em um lugar de inclusão social e espaço para todos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |