Whatsapp

Debate sobre a linguagem neutra - me

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 25/04/2022

PUBLICIDADE

Na série de animação "she-ra" (Vírgula) produzida pela rede de streaming Netflix, nos é apresentado "Double trouble", personagem não-binário que utiliza de pronomes neutros, (Melhore a progressão de ideias) em nossa atual realidade, há a existência de pessoas que têm preferência em serem tratadas no neutro, dessa forma trazendo questionamentos em relação a como poderia ser aplicado na sociedade, gerando um debate sobre a linguagem neutra. (Melhore a contextualização do tema. Evite um parágrafo frasal) 

Em primeiro lugar, da mesma forma que pessoas transgêneros querem ser tratadas pelo seu pronome escolhido (Vírgula) sendo ela ou ele, não-binários também têm essa escolha, e é um dever como cidadão respeitoso aceitar e respeitar esta decisão. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, para que uma nova regra gramatical seja aplicada, é um processo e leva tempo, e durante toda a história da língua portuguesa já se passaram muitas transformações e mudanças brutas, e isso poder ser aplicado no uso da linguagem binária. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o uso do pronome neutro seja inserido na sociedade, é necessário primeiro o aprendizado nas escolas, e a secretária da educação junto com academia de letras, direção das escolas e professores devem ensinar obrigatoriamente como qualquer outra regra gramatical, assim transformando o Brasil em um lugar de inclusão social e espaço para todos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES