Na série "todos nós" conta a vida e os desafios de uma jov-em jovem que, após descobrir se indentificar com o gênero não-binário, decide deixar a família no interior e se mudar para São Paulo. Embora seja uma obra ficcional, a série apresenta características ao atual contexto brasileiro, pois assim como na obra pessoas do grupo LGBTQI+ (Desenvolva a sigla) buscam o direito da ultilizaçao da linguagem neutra. Com tudo Contudo ainda existem leis que proíbem seu uso nas escolas, editais de concursos pú- blicos públicos. Sendo assim tornado uma objeção para uma linguagem comunicativa e inclusiva. (Formule a tese)
De acordo com Katarina tomosevki (Vírgula) "A educação é a chave para abrir outros direitos humanos". Nessa lógica é visto a importância da educação na sociedade, em conjunto com as instituições de ensino na formação dos indivíduos. Desse m-odo modo, é possível compreender a relevância da linguagem por-tuguesa portuguesa, e como tradicionalmente demarca os gêneros nas palavras. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, conforme o filósofo francês, (Sem vírgula) Montesquieu (Vírgula) "A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos". Nesse ponto de vista a atitude de não incluir a população q-ue que se identifica com os gêneros binários na linguagem é um comportamento reprovável que abre portas para outros tipos de isolamento no meio social. Essa ação negativa deve ser devidamente limitada. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é essencial a intervenção do Poder Legislativo para a resolução e modificação de forma definitiva a essa re-alidade realidade, com a crianção de leis que possam incluir toda col-etividade coletividade nas instituições educacionais, e com isso efetivar o uso da linguagem neutra no meio social. Agindo assim have-rá haverá um caminho traçado para um avanço na sociedade. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |