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Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 25/04/2022

Status:

Corrigida
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Na série "todos nós" conta a vida e os desafios de uma jov-em jovem que, após descobrir se indentificar com o gênero não-binário, decide deixar a família no interior e se mudar para São Paulo. Embora seja uma obra ficcional, a série apresenta características ao atual contexto brasileiro, pois assim como na obra pessoas do grupo LGBTQI+ (Desenvolva a sigla) buscam o direito da ultilizaçao da linguagem neutra. Com tudo Contudo ainda existem leis que proíbem seu uso nas escolas, editais de concursos pú- blicos públicos. Sendo assim tornado uma objeção para uma linguagem comunicativa e inclusiva. (Formule a tese)

De acordo com Katarina tomosevki (Vírgula) "A educação é a chave para abrir outros direitos humanos". Nessa lógica é visto a importância da educação na sociedade, em conjunto com as instituições de ensino na formação dos indivíduos. Desse m-odo modo, é possível compreender a relevância da linguagem por-tuguesa portuguesa, e como tradicionalmente demarca os gêneros nas palavras. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, conforme o filósofo francês, (Sem vírgula) Montesquieu (Vírgula) "A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos". Nesse ponto de vista a atitude de não incluir a população q-ue  que se identifica com os gêneros binários na linguagem é um comportamento reprovável que abre portas para outros tipos de isolamento no meio social. Essa ação negativa deve ser devidamente limitada. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto é essencial a intervenção do Poder Legislativo para a resolução e modificação de forma definitiva a essa re-alidade realidade, com a crianção de leis que possam incluir toda col-etividade coletividade nas instituições educacionais, e com isso efetivar o uso da linguagem neutra no meio social. Agindo assim have-rá haverá um caminho traçado para um avanço na sociedade. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200