Linguagem Neutra - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 25/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como dizia o filósofo inglês Herbert Spencer: "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro". A utilização da linguagem neutra vem ganhando cada vez mais notoriedade, principalmente em meios virtuais (Vírgula) com intuito de incluir pessoas da comunidade LGBTQ+ (Desenvolva a sigla). Por outro lado, apesar do objetivo da inclusão, acaba dificultando a comunicação com outros tipos de comunidade. (Melhore a contextualização do tema)

Segundo o portal de notícias Migalhas (Vírgula)  foi sancionada a lei 5.123/21 em Rondônia, que proíbe a utilização da linguagem neutra em escolas e concursos públicos. A linguagem neutra não é oficialmente reconhecida como um dialeto da língua portuguesa, é utilizada apenas por uma pequena porcentagem de pessoas LGBTQ+. Logo, impor esse tipo de comunicação em meios formais, como a escola, apenas dificultaria a aprendizagem de, por exemplo, crianças que estão começando a alfabetização (Explore essa discussão com mais produtividade). O pronome neutro já existe na língua portuguesa (mesclado junto com o masculino), não havendo necessidade da criação de uma nova forma de linguagem, que é até mesmo indecifrável, e modificaria completamente o nosso idioma.

(Melhore a estratégia coesiva) Isso sem contar que, (Sem vírgula) afetaria a compreensão de deficientes visuais que utilizam de softwares que não fazem leitura de caracteres como  "@" que é utilizado na linguagem neutra, tal como menciona o site Clube de Português (Explore essa discussão com mais produtividade). Em consequência disso, o objetivo desse tipo de linguagem de incluir pessoas acaba excluindo outras minorias como pessoas que não completaram o ensino básico - especialmente no Brasil que possui uma grande porcentagem de pessoas vivendo em extrema pobreza- ou têm dificuldades intelectuais.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, se pode  pode-se dizer que a linguagem neutra é apenas uma questão sem importância no meio de tantas outras que devem ser debatidas. Conclui-se que a alteração excluiria a maioria das pessoas e teria que haver uma reeducação da língua, afetando cidadãos que muitas vezes são analfabetos e não têm acesso a meios de ensino. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200