Segundo Hannah Arendt, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Analisando o pensamento da filósofa judia, é notória a importância de os direitos serem assegurados na sociedade atual. Um, entre esses, sendo o direito à igualdade de gênero na língua portuguesa. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A princípio, o maior impasse vem da falta de informação e comunicação sobre o tópico e outras questões relacionadas à ignorância, intolerância e privilégios destinados apenas a um grupo, visto que, (Sem vírgula) a abordagem do tema é sempre feita de forma ríspida por pessoas que não utilizam dessa variedade linguística para apresentar o próprio gênero. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Cabe ressaltar que a escassez legislativa também é um forte empecilho na solução do debate sobre a linguagem neutra. O filósofo John Locke afirma que as leis precisam ser planejadas para atender a população. Sendo assim, na situação abordada, a legislação não cumpre o objetivo estabelecido, já que, caso fossem criadas leis, (Sem vírgula) autorizando o uso da linguagem neutra em certas situações, esse debate não seria tão longo e exaustivo. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que, de maneira urgente, medidas sejam tomadas. Consequentemente Sendo assim, cabe ao governo e à mídia, que criem abordagens passivas sobre as vantagens e a visibilidade que o uso da linguagem neutra causaria, e da divulgação através de panfletos, cartazes, anúncios e diversas outras formas de divulgação na mídia. Não utilizando o intuito de convencer e obrigar, mas, sim, de gerar reflexão e esclarecer que essa mudança na linguagem não afetará ninguém negativamente. Assim, ajudando na inclusão da diversidade e ensinando aos outros cidadãos a importância do tópico, para que no futuro a sociedade lembre disso apenas como uma demonstração de evolução e de como a falta de privilégios, a desigualdade e a intolerância de gênero no Brasil ficaram no passado. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |