Diante das presentes redes sociais, a comunicação entre jovens e adultos se expande permitindo a troca de informação, compreensão das ideias e pensamentos atuais. O pronome neutro é uma linguagem que ficou popular recentemente na internet, cujo objetivo é acolher pessoas da comunidade LGBTQ+ (Desenvolva a sigla) desconfortáveis no uso de palavras do gênero masculino ou feminino para se referir a si mesmo. E por não seguir as normas da língua portuguesa, é alvo de críticas. (Formule a tese)
Idiomas apresentam evoluções ao passar do tempo, como modificações, desuso de palavras e o reconhecimento oficial de outras; por exemplo: “idéia” para “ideia” e o não uso de “carraspana”. (Truncamento) Visto que aprendemos o que é posto como correto gramaticalmente e passamos para as gerações seguintes, a oficialização da linguagem neutra acarretaria resultados semelhantes. De acordo com o site superprof, o Brasil já alterou as regras gramaticais quatro vezes até a que é escrita nos dias de hoje; resultando no apagamento no cotidiano dialetos antigos e comumente considerados difíceis. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Não é considerada e respeitada pelo público a utilização de palavras neutras por não ser algo conveniente a todos, e sim a uma minoria já vítima de muita descriminação. Além disso, com o surgimento da ideia de neutralidade em idiomas na internet e em grande maioria comentada por adolescentes, é visto como algo bobo e inaceitável ao tentar trazer para a realidade fora das redes interativas, pois de acordo com dados do Instituto Qualibest, apenas 31% de 4 mil pessoas entrevistadas apoiam a causa. (Restruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, é possível determinar que antes da abominação de uma possível alteração gramatical, deve-se considerar os fatores geradores e seu impacto social. Em razão do aumento de pessoas LGBTQ+ com o sentimento de invalidez perante o assunto, é preciso cogitar (Vírgula) desde o momento atual, a execução da ideia gradualmente para a ocorrência da aceitação e adaptação na civilização. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |