Whatsapp

Debate sobre a linguagem neutra no Brasil

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 22/04/2022

PUBLICIDADE

A linguagem neutra é uma linguagem que busca a não binaridade dos gêneros masculino e feminino. Desse modo, é importante avaliar o debate sobre a linguagem neutra no Brasil. Ademais, deve-se analisar as mudanças na língua portuguesa para atender essa neutralidade e a relação de respeito da sociedade brasileira em relação à comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) que defende essa questão. Assim, diante dessa situação são necessárias medidas para garantir o bem-estar da nação canarinho. (Melhore a contextualização do tema) 

Nesse viés, destaca-se que a língua portuguesa se transforma conforme mudanças históricas e socioespaciais, ou seja, a questão de uma nova linguagem é notável. Outrossim, o sociólogo "Bauman" em sua teoria da "Modernidade Líquida" declara que a sociedade está em constante mudança e nada se conserva por muito tempo. Dessa maneira, essa teoria e o uso da linguagem neutra se relacionam uma vez que a neutralidade é uma necessidade atual que está modificando o corpo social (Explore a discussão com mais produtividade). Em suma, as atuais transfigurações da sociedade necessitam de um novo tratamento e a língua portuguesa sempre está em mudança, ou seja, pode-se adequar para essa demanda social.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, ainda há na população brasileira a presença da LGBTfobia, isto é, violência contra pessoas da comunidade LGBTQIA+. Nesse tocante, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou uma pesquisa, em 2020, que relata que a cada uma hora um LGBTQIA+ é agredido no Brasil. Logo, é evidente que no território brasileiro ocorra a rejeição com a linguagem neutra que é uma pauta defendida dessa comunidade, visto que ainda exista a violência e preconceito com eles. Em síntese, o uso da linguagem não-binária vai além de somente modificações na fala e escrita e, sim em uma transformação na estrutura socioespacial violenta existente para uma sociedade que possua respeito. (Explore a discussão com mais produtividade)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante essa problemática (Vírgula) são necessárias medidas. Urge ao Ministério da Educação - na sua função de fomentador do ensino no Brasil - promover o ensino sobre o respeito e o tratamento adequado para com outras pessoas, por meio de campanhas e palestras executadas nos ambientes escolares para estudantes e comunidade. Assim, essa ação gerará uma disseminação de conhecimento sobre o uso da linguagem neutra e a demanda social. Por conseguinte, contribuirá para a diminuição gradativa da LGBTfobia e da violência associada com essa questão. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES