Whatsapp

4fbs

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 22/04/2022

PUBLICIDADE

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada como uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se pode observar na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o debate sobre o uso da linguagem neutra apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do preconceito, quanto do silenciamento social (Muito bem. Formulou a tese). Desse modo, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira.

Primeiramente, é importante pontuar que a linguagem neutra deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “o Estado é responsável por garantir o bem-estar social”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades governamentais, o preconceito vivido diariamente pelos indivíduos inseridos no movimento LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla), fez com que desenvolvessem uma linguagem neutra, na qual incluísse os indivíduos não-binários – que não se identificam nem com o sexo feminino, nem o com o sexo masculino - (Melhore a construção dessa ideia). Sobretudo, a criação da linguagem neutra, (Sem vírgula) acaba por causar um estranhamento na linguagem brasileira, visto que, (Sem vírgula) se tornam-se textos longos e cansativos.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, a sociedade pouco ou nada faz para que possamos extinguir esse preconceito vivido pelos indivíduos da comunidade LBGTQIA+, e assim não buscam melhorias e criação de direitos que priorizam o fortalecimento das leis que os insiram como cidadãos dignos de seus direitos cabíveis como todos brasileiros (Reestruture e explore essa discussão com mais produtividade). Em suma, a criação da linguagem acaba por gerar uma grande polêmica devido que, (Sem vírgula) a Academia Brasileira de Letras (ABL), (Sem vírgula) já oficializa o gênero masculino como um gênero neutro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar o debate sobre a linguagem neutra, necessita-se, urgentemente, que a Academia Brasileira de Letras – instituição literária brasileira oficial que comprove o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira – comprova  (Reveja a seleção lexical) campanhas através das mídias sociais de comunicação, com o intuito de ressaltar a importância do conhecimento linguístico retratando como o gênero masculino já era inserido como um pronome neutro e como isso já inclui as pessoas que se identificam como não-binários, tais campanhas também deverá  deverão promover o combate ao preconceito e estimular o respeito perante a comunidade LGBTQIA+. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo os impactos nocivos da linguagem neutra, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES