Uso da linguagem neutra 24 - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 22/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"A Cidade do Sol" é um livro escrito pelo filósofo Tommaso Campanella, no qual é representada uma sociedade perfeita e sem conflitos (Essa informação precisa ser desenvolvida com mais "precisão"). Na atual situação brasileira, no entanto, tal projeção torna-se comprometida, uma vez que o debate sobre o uso da linguagem neutra promove a instauração de um problema que afeta uma parcela relevante da população. Dessa forma, percebe-se que o preconceito às pessoas não-binárias e a intolerância de uma grande parte das pessoas agravam essa situação. (Muito bem. Formulou a tese)

É importante ressaltar que esse debate ganhou destaque na internet, através de twites e hashtags, onde são defendias as palavras meninx, elu, todes, todxs, amigues e algumas outras. É usado "x", "@" e "e" para neutralizar o gênero gramatical pois existem pessoas que não se identificam com o feminino e nem com o masculino. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a exclusão de alguns grupos sociais e a desigualdade sofrida pelos mesmos mostra-se como outro fator que deve ser levado em conta, porque é nítida a intolerância de uma parcela da sociedade em relação às pessoas LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). A lei n° 5.123/21 de Rondônia proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas e em concursos públicos, o que contraria a lei n°5.250 que permite a liberdade de manifestação do pensamento e de informação, ou seja, a liberdade de expressão. Os que são contra a linguagem neutra argumentam que as pessoas com deficiência visual podem vir a ter dificuldades para interpretar textos, visto que os programas de softwares não fazem a leitura dessas palavras (Essa discussão é explorada com mais produtividade). É defendido também que a Língua Portuguesa já é neutra, e que os artigos masculinos generalizam e neutralizam, então não é preciso uma nova linguagem.

(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que sejam criadas leis que permitam o uso da linguagem neutra, apoiando a causa das pessoas LGBTQIA+. É de suma importância medidas que interfiram na desigualdade e na intolerância para com as pessoas não-binárias. Nota-se que, com a linguagem neutra, essas pessoas se sentem inclusas na sociedade, dessarte deve-se passar a adotar essa medida para que haja uma maior igualdade. Poderia também ser criado um novo programa para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso e compreendam sobre o assunto. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200