Saber é Poder - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 21/04/2022

Status:

Corrigida
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No Brasil, a linguagem neutra é uma das lutas dos grupos LGBTQ+ (Desenvolva a sigla) por direitos na sociedade. No entanto, esse posicionamento atualmente é motivo de debate, podendo até levar ao não reconhecimento (Melhore a construção dessa ideia). Por um lado, vivemos em um país onde a sociedade é construída por várias etnias, mas, (Sem vírgula) também que semeia o ódio através de preconceitos e discriminações.

É notório que o Brasil é um país com várias etnias, ainda assim, existem grupos que sofrem opressão e são alvos (Melhore a construção de sentido), pois, (Sem vírgula) estão "fora do padrão social". É necessário trazer à baila, (Sem vírgula) pessoas LGBTQ+ e sua constante luta por seus direitos em uma sociedade machista e preconceituosa. Nesse cenário, evidencia-se atualmente a luta pela introdução da linguagem não-binária, isto é, a forma correta na qual deve-se referir a uma pessoa LGBTQ+, sob tal óptica ótica, saber quando usá-las pode destacar o seu respeito com sua escolha de identidade. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Parafraseando o filósofo Francis Bacon, saber é poder. Tomando como norte a máxima do autor, o conhecimento é mister na construção de pessoas menos ignorantes, uma sociedade mais desenvolvida e tolerante. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Melhore a estratégia coesiva) Consequentemente, tal ato deve ser analisado por órgãos competentes, que por sua vez analisem os prós e contras no que diz respeito ao combate ao preconceito e descriminação sofrida pelos grupos LGBTQ+. Entretanto, pode-se começar, (Sem vírgula) criando propagandas sobre o uso da linguagem neutra vinculada à diversidade linguística dos gêneros em respeito às diferenças. Quem sabe, dessa forma, até que se descubra uma melhor introdução sobre o assunto na sociedade, as entidades superiores podem ajudar ao melhor entendimento. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200