A implementação de uma linguagem neutra visa tornar a comunicação mais inclusiva, trazendo à tona a necessidade de se referir aos outros da forma como gostariam de ser chamados. Se esse plano obtiver êxito, as opiniões contrárias podem (e vão) existir em grande quantidade, mas todos terão que se adaptar. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Com a maior visibilidade dada às lutas de grupos LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) e às suas reivindicações, respeito e igualdade ganharam notoriedade nas discussões. Uma mudança que poderia definir ambos os conceitos seria justamente a integraçâo de pronomes neutros em nosso vocabulário e o acréscimo nas desinências de gênero das palavras. Um exemplo disso ocorreria nos pronomes possessivos ´´dele`` e ´´dela`` que ganhariam a variação ´´delu``. Na teoria, adicionar mais uma burocracia em nosso português não traria grandes dificuldades, mas há a necessidade de se ter um olhar realista às diversas consequências que essa modificação traria. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Indivíduos com baixo grau de escolaridade que se esforçam para saberem o mínimo da língua portuguesa, pessoas com deficiência visual ou auditiva que utilizam outros meios para se comunicarem e diversos outros grupos que, de certa forma, não possuíriam tanta facilidade para se adaptar à nova maneira de falar e escrever veriam-se diante de um problema, não de uma ´´solução para a desigualdade``. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ao pesar os fatores contra e à a favor dessa reforma, fica em evidência que tal fenõmeno fenômeno serviria apenas para segregar ainda mais a população, sendo a mudança de pensamentos e ideais preconceituosos mais importante que um certo fator linguístico. (Evite um parágrafo frasal. A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |