PEDRO DE S. BRITO - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 21/04/2022

Status:

Corrigida
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"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são". A metáfora de Macunaíma- livro de Mário de Andrade- retratava várias mazelas brasileiras. Embora de 1928, a obra é atualizada pelo advento da linguagem neutra por parte da sociedade. Tal modo de comunicação é nocivo, principalmente nas escolas, pois diverge antagonicamente das regras gramaticais, fator que contribui para os baixos índices de desenvolvimento dos alunos. Assim, governo e sociedade civil devem atuar para promover o entendimento de que a linguagem neutra não respeita a norma padrão.

A princípio, deve-se entender que a utilização da linguagem neutra é um perigo para o desenvolvimento gramatical dos alunos. Dessa maneira, faz-se necessária a atuação do governo na orientação dos professores que irão, em suas aulas, indicar os erros gramaticais da linguagem neutra (Melhore a construção dessa discussão). Sob esse viés, ratifica-se o conceito de "Estado Mínimo" de Adam Smith, que diz que o Estado deve ser responsável pela justiça, saúde e segurança. Logo, a chamada "Miniarquia" negligencia setores fundamentais e, por conseguinte, a educação. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a sociedade civil também é corresponsável pela disseminação errônea da linguagem neutra. Essa proliferação ocorre, principalmente, pela desinformação que atinge muitas pessoas. Segundo Jean Jacques Rousseau, a participação da população no Estado impede que uma barbárie se instaure. Dessa forma, a participação do corpo social é peça chave para o desenvolvimento social. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, deve-se compreender que de forma alguma a população deve ser coagida a banir a linguagem neutra (Reelabore essa ideia), pois isso fere a liberdade de cada cidadão. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve criar o "gramática na escola", programa que irá promover o acréscimo de aulas de gramática. Nessas aulas os alunos irão ter maior acesso à norma culta e compreender os erros da linguagem neutra. Tudo isso com o fito de melhorar o ensino no Brasil (Vírgula) fazendo com que ele tenha mais "saúde" e menos "saúva". (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200