"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são". A metáfora de Macunaíma- livro de Mário de Andrade- retratava várias mazelas brasileiras. Embora de 1928, a obra é atualizada pelo advento da linguagem neutra por parte da sociedade. Tal modo de comunicação é nocivo, principalmente nas escolas, pois diverge antagonicamente das regras gramaticais, fator que contribui para os baixos índices de desenvolvimento dos alunos. Assim, governo e sociedade civil devem atuar para promover o entendimento de que a linguagem neutra não respeita a norma padrão.
A princípio, deve-se entender que a utilização da linguagem neutra é um perigo para o desenvolvimento gramatical dos alunos. Dessa maneira, faz-se necessária a atuação do governo na orientação dos professores que irão, em suas aulas, indicar os erros gramaticais da linguagem neutra (Melhore a construção dessa discussão). Sob esse viés, ratifica-se o conceito de "Estado Mínimo" de Adam Smith, que diz que o Estado deve ser responsável pela justiça, saúde e segurança. Logo, a chamada "Miniarquia" negligencia setores fundamentais e, por conseguinte, a educação. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a sociedade civil também é corresponsável pela disseminação errônea da linguagem neutra. Essa proliferação ocorre, principalmente, pela desinformação que atinge muitas pessoas. Segundo Jean Jacques Rousseau, a participação da população no Estado impede que uma barbárie se instaure. Dessa forma, a participação do corpo social é peça chave para o desenvolvimento social. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, deve-se compreender que de forma alguma a população deve ser coagida a banir a linguagem neutra (Reelabore essa ideia), pois isso fere a liberdade de cada cidadão. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve criar o "gramática na escola", programa que irá promover o acréscimo de aulas de gramática. Nessas aulas os alunos irão ter maior acesso à norma culta e compreender os erros da linguagem neutra. Tudo isso com o fito de melhorar o ensino no Brasil (Vírgula) fazendo com que ele tenha mais "saúde" e menos "saúva". (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |