Debate sobre a neutralidade na língua - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 20/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "1984", George Orwell, que é baseado na distopia, é implantado pelo governo totalitário vigente um novo conceito de linguagem, chamado de Novafala (Melhore a construção dessa ideia)(Truncamento) Que por sua vez, tornaria o pensamento-crime impossível. Embora seja uma obra ficcional, pode ser associada à realidade, pois há uma proposta de linguagem onde tornaria a expressão do gênero através da fala e escrita, (Sem vírgula) neutros. Tal intervenção na norma culta seria justificada para inclusão de pessoas não- binárias na sociedade, o que é visto por muitos especialistas da linguística como uma mudança radical e desnecessária, já que a língua portuguesa e entre outras, (Sem vírgula) já possui o mecanismo de neutralidade. (Sem ponto final) e que haveria outros meios de inclusão dessa parcela marginalizada. Assim, emerge um problema de contornos específicos que vem à tona devido à a falta de uma política de linguagem neutra e de debates que tragam a problemática para a discussão. (Melhore o encadeamento textual)

Em primeiro plano, a falta de uma política de linguagem neutra é nociva e oculta uma parcela da sociedade que precisa de ter seus direitos assistidos. Para Ayn Rand: ''"A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias". Portanto, negar o uso da linguagem neutra a pessoas não-binárias é um ato de injustiça e agride o direito do indivíduo que se identifica com o gênero. É mister então ceder os direitos individuais, como idealiza a filósofa. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, a falta de debates sobre a linguagem neutra é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso retirar uma situação da invisibilidade para as soluções serem promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da linguagem neutra, visto que pouco se é discutido sobre esse direito de uso por parte da população não-binária , gerando uma marginalização e coação para o uso dos meios tradicionais da linguagem. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, uma intervenção faz-se necessária. Para isso (Vírgula) o Poder Executivo deve propor normas jurídicas que atendam o direito do uso da linguagem neutra pela população não-binária, com o objetivo de criar uma sociedade inclusiva. Tal ação, poderá ainda ser publicadas por meio das mídias em massa. Além disso, é preciso intervir sobre a falta de debates sobre a linguagem neutra, com a promoção de campanhas, patrocinadas pelo Estado, que visem trazer à discussão a questão do uso da linguagem neutra, com o objetivo de assistir os direitos dessa parcela silenciada. Só assim poderá se configurar um mundo melhor. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200