Whatsapp

A aplicabilidade da linguagem neutra no Brasil

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 20/04/2022

PUBLICIDADE

Linguagem neutra se dá ao uso de uma terceira letra além do A e do O no final de uma palavra, visa evitar a binaridade dos gêneros masculino e feminino, está vinculada às lutas identitárias de grupos LGBTQ+ (Desenvolva a sigla). Tal termo faz-se desnecessário em uma sociedade na qual o sistema já dispõe de recursos para expressar uma linguagem respeitável e de fácil acesso a todos. (Formule a tese)

A professora e escritora Cintia Chagas, em um debate no quadro opinião no ar, apresentado na Rede TV, contesta o uso da linguagem não-binária ao ressaltar as consequências negativas da habituação deste para certos grupos sociais, como, (Sem vírgula) deficientes auditivos, visuais e disléxicos, os quais se apresentam em grande número nacional e não seriam de forma alguma beneficiados, já que diariamente enfrentam grande adversidade devido à extensa norma culta da língua portuguesa. A escritora concluiu que ao aderir um novo padrão linguístico, apenas uma minoria seria favorecida. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo dados do IBGE (Instituto Brasilleiro de Geografia e Estátistica), o Brasil possui 11,8 milhões de analfabetos e cerca de 40 milhões de brasileiros não têm acesso à "internet". Contingentes os quais, (Sem vírgula) apresentam 7,8% e 21,7% da população nacional respectivamente. Logo é evidente a total inacessibilidade destes para com a aplicação do pronome neutro. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Pela absorção dos aspectos analisados, nota-se que a aplicabilidade do vocabulário não-binário se torna dispensável. Portanto (Vírgula) faz-se se faz necessário que a propagação deste manifesto seja interrompida pelo processo legislativo por meio da ascensão de uma lei que impossibilite a progressão de tal ideia em todos os estados do país. (Cuidado com esse tipo de afirmação) Resultando então, (Sem vírgula) na preferência e bem-estar que será aplicado a pessoas deficientes, analfabetas e sem aproximação à "internet". (Apresente a proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES