Whatsapp

Sem Título

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 18/04/2022

PUBLICIDADE

Segundo a filósofa Simone de Beauvoir: ¨ O maior escândalo dos escândalos é o que nos habituamos a ele.¨ Análogo a esse pensamento, nota-se, no Brasil, a falta de questionamento sobre a linguagem neutra. Diante dessa perspectiva, torna-se evidente que a omissão governamental e a invisibilidade midiática solidificam esse problema. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, é indubitável, nesse contexto, que a negligência governamental promove a falta de debate ao não adotar medidas benéficas e proativas para os adeptos da linguagem neutra e, assim, combater esse impasse. Sob esse viés, a Constituição federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos cidadãos e do ambiente que estão inseridos. No entanto essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão do uso da linguagem neutra (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse obstáculo.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é insofismável que o avanço dessa problemática é potencializado pela invisibilidade midiática, visto que as empresas de comunicação se norteiam por uma visão econômica e invisibilizam a minoria em sua programação. Isso pode ser comprovado por Bauman, para quem, ¨ Na era de informação, a invisibilidade é equivalente a morte ¨ , já que o apagamento mediático vivido pelos adeptos da linguagem neutra aprofunda sua exclusão perante a sociedade e silencia a falta de debate. (Explore a discussão com mais produtividade)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja resolvido. Para isso, os meios midiáticos devem produzir ações publicitárias, campanhas, filmes, debates, e distribuir por meio da internet, a fim de combater a invisibilidade sobre o uso da linguagem neutra. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por grandes perfis do Instagram para atingir mais pessoas. Paralelamente, cabe ao Superministério da Cidadania intervir sobre a omissão governamental. Somente assim, o pensamento apontado por Beauvoir será revertido para o pleno funcionamento da esfera social. (Faltou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES