O massacre de estudantes em uma escola municipal no Rio de Janeiro provocou inúmeros questionamentos quanto à segurança escolar. Apesar da polêmica em torno do assunto, a sociedade deve se posicionar firmemente na busca de soluções, já que disso depende o desenvolvimento intelectual desta geração.
É notório que eventos como o ocorrido no bairro de Realengo deixam sequelas naqueles que vivenciaram as cenas de horror. Em razão disso, a comunidade escolar precisa rever seus padrões de segurança, reformulando-os para proporcionar paz aos jovens e educadores.
Essas medidas passam, irremediavelmente, por um controle eficaz daqueles que ingressam nas escolas. Dentre elas a apresentação de documentos pessoais, inclusive com a filmagem dessas pessoas. Nas regiões mais críticas, os detectores de metais inibirão os maus intencionados.
Além disso, nos dias de festa escolar, a adoção de convites evitará a entrada daqueles que não fazem parte do convívio escolar. Nesse contexto, não podemos descartar a intensificação do policiamento escolar ou, ainda, a implantação de um disque denúncia para uso específico do público escolar.
Para tanto, o envolvimento social é primordial par que se alcance os efeitos desejados. Educadores, pais e alunos devem estar cônscios de que a participação deles é fundamental na construção de um ambiente escolar mais tranquilo, salubre e seguro. Assim, a integração entre a comunidade e a escola, por intermédio de seus representantes, será a principal força de contenção da violência escolar, bem como o suporte na construção da intelectualidade desta e das futuras gerações.
Comentários do corretor
CUIDADO COM A LINGUAGEM
REVISE EM QUAIS CASOS UTILIZAR A CRASE
QUAL GERAÇÃO?
Observe quantas vezes você repetiu a palavra escolar ao longo do texto. Cuidado com as repetições; elas empobrecem sua produção. Leia mais e faça uma análise mais crítica da problemática. Saia do senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |