A língua não é um código, por isso a língua portuguesa já sofreu e ainda sofre variações (Dê exemplos) por fatores como avaliações sociais, contato com outros idiomas, políticas de educação, dentre outros. Atualmente, existe uma discussão sobre a linguagem neutra. Esta deve ser inserida no vocabulário? Quais seriam as consequências? Estes são alguns dos questionamentos realizados por muitas pessoas quando são abordadas sobre o tema.
(Melhore a coesão interparágrafo) Se caso a linguagem neutra fosse inserida no vocabulário hoje, levariam anos até que toda a população brasileira a utilizasse de maneira instantânea. Entretanto, deve ser analisada a necessidade da criação de uma linguagem inclusiva, pois com o aumento expressivo de movimentos LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), esta pode ser uma maneira de representar este grupo de forma mais adequada e respeitosa. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo Jurgen Habermas, “A linguagem é uma verdadeira forma de ação”. É de suma importância que seja analisado o valor da língua para uma sociedade, esta deve-se sentir representada pela forma que seu idioma encontra-se se encontra inserido no atual contexto social. Por consequência da regularização de uma linguagem neutra temos a dificuldade da inclusão dela para os deficientes visuais (Melhore a construção dessa discussão), a reimpressão de livros didáticos respeitando as novas normas e a inserção da mesma na sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a língua é mutável (Vírgula) baseando-se em vários fatores, mas antes de determinar alguma mudança na norma padrão deve-se analisar se realmente há a necessidade de realizá-la. A criação de uma linguagem neutra é uma forma de incluir as pessoas pertencentes ao grupo LGBTQ+ de forma respeitosa na língua portuguesa, criando um gênero que as defina sem mais preconceitos. O governo federal deve considerar a criação de uma lei onde seja inclusa incluída a linguagem neutra na língua portuguesa, e este projeto deve ser apresentado a outros países falantes da língua para que estes também analisem a proposta. (Apresente todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |