A linguagem neutra deve ser inserida na língua portuguesa? - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 18/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A língua não é um código, por isso a língua portuguesa já sofreu e ainda sofre variações (Dê exemplos) por fatores como avaliações sociais, contato com outros idiomas, políticas de educação, dentre outros. Atualmente, existe uma discussão sobre a linguagem neutra. Esta deve ser inserida no vocabulário? Quais seriam as consequências? Estes são alguns dos questionamentos realizados por muitas pessoas quando são abordadas sobre o tema.

(Melhore a coesão interparágrafo) Se caso a linguagem neutra fosse inserida no vocabulário hoje, levariam anos até que toda a população brasileira a utilizasse de maneira instantânea. Entretanto, deve ser analisada a necessidade da criação de uma linguagem inclusiva, pois com o aumento expressivo de movimentos LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), esta pode ser uma maneira de representar este grupo de forma mais adequada e respeitosa. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo Jurgen Habermas, “A linguagem é uma verdadeira forma de ação”. É de suma importância que seja analisado o valor da língua para uma sociedade, esta deve-se sentir representada pela forma que seu idioma encontra-se se encontra inserido no atual contexto social. Por consequência da regularização de uma linguagem neutra temos a dificuldade da inclusão dela para os deficientes visuais (Melhore a construção dessa discussão), a reimpressão de livros didáticos respeitando as novas normas e a inserção da mesma na sociedade. 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, a língua é mutável (Vírgula) baseando-se em vários fatores, mas antes de determinar alguma mudança na norma padrão deve-se analisar se realmente há a necessidade de realizá-la. A criação de uma linguagem neutra é uma forma de incluir as pessoas pertencentes ao grupo LGBTQ+ de forma respeitosa na língua portuguesa, criando um gênero que as defina sem mais preconceitos. O governo federal deve considerar a criação de uma lei onde seja inclusa  incluída a linguagem neutra na língua portuguesa, e este projeto deve ser apresentado a outros países falantes da língua para que estes também analisem a proposta. (Apresente todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200