A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (Vírgula) prevê (Vírgula) em seu artigo 205, o direito à educação de todos como inerente a todo cidadão brasileiro. Nesse contexto, percebe- se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtudes da utilização da linguagem não-binaria e a inclusão social. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, é importante destacar que a opressão e descriminação sobre a linguagem não neutra vem se tornando cada vez mais evidente no país, em certos casos pode chegar até a agressão (Melhore a construção dessa ideia). O Estado por outro lado tenta não se opor quanto o assunto para não criar, (Melhore o encadeamento textual) talvez mais rivalidade entre as pessoas. Segundo John Locke (Vírgula) um dos mais importantes filósofos, (Sem vírgula) que defendia a liberdade intelectual e a tolerância, dizia, (Sem vírgula) que a soberania não reside do Estado (Vírgula) mas mais sim na população. Ou seja, não é a população que deve necessariamente mudar (Vírgula) e sim o Estado. (Explore a discussão com clareza e produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, muitos dos colégios estão proibindo o uso da linguagem, tanto por ser questionado na sociedade e difícil de aplicá - la (Melhore a construção dessa ideia), quanto pelas pessoas deficientes que terão dificuldade em aprender essa norma. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar esse quadro atual (Ponto final) Para o Ministério da Cidadania urge que governo federal venham se opor com a finalidade de desenvolver campanhas educativas por meio de cartilhas virtuais a serem vinculadas nas mídias socias. Por sua vez (Vírgula) os locais públicos como escolas podem estar organizando palestras afim a fim de ensinar sobre a proposta da linguagem neutra. As empresas devem colaborar pelo ensino da linguagem e pela construção de salas adaptadas. Somente assim será possível garantir o benefício a todos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser apresentadas com mais clareza e mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |