Educação ou preconceito? (le) - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 17/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (Vírgula) prevê (Vírgula) em seu artigo 205, o direito à educação de todos como inerente a todo cidadão brasileiro. Nesse contexto, percebe- se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtudes da utilização da linguagem não-binaria e a inclusão social. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, é importante destacar que a opressão e descriminação sobre a linguagem não neutra vem se tornando cada vez mais evidente no país, em certos casos pode chegar até a agressão (Melhore a construção dessa ideia). O Estado por outro lado tenta não se opor quanto o assunto para não criar, (Melhore o encadeamento textual) talvez mais rivalidade entre as pessoas. Segundo John Locke (Vírgula) um dos mais importantes filósofos, (Sem vírgula) que defendia a liberdade intelectual e a tolerância, dizia, (Sem vírgula) que a soberania não reside do Estado (Vírgula) mas mais sim na população. Ou seja, não é a população que deve necessariamente mudar (Vírgula) e sim o Estado. (Explore a discussão com clareza e produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, muitos dos colégios estão proibindo o uso da linguagem, tanto por ser questionado na sociedade e difícil de aplicá - la (Melhore a construção dessa ideia), quanto pelas pessoas deficientes que terão dificuldade em aprender essa norma. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar esse quadro atual (Ponto final) Para o Ministério da Cidadania urge que governo federal venham se opor com a finalidade de desenvolver campanhas educativas por meio de cartilhas virtuais a serem vinculadas nas mídias socias. Por sua vez (Vírgula) os locais públicos como escolas podem estar organizando palestras afim  a fim de ensinar sobre a proposta da linguagem neutra. As empresas devem colaborar pelo ensino da linguagem e pela construção de salas adaptadas. Somente assim será possível garantir o benefício a todos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser apresentadas com mais clareza e mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200