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Debate sobre a linguagem neutra - altf

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Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 17/04/2022

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No filme "Com amor, Van Gogh", é retratada a busca por aceitação e identidade social do atualmente reconhecido pintor Van Gogh por meio de suas pinturas. Nesse mesmo contexto de procura pelo sentimento de pertencimento, insere-se a proposta de uma língua inclusiva que engloba todos os grupos da sociedade, sem preconceitos. Decerto, uma proposição de caráter social de suma importância, mas que gera muitos debates acerca do uso oficial ou não da linguagem neutra. Desse modo, dois fatores podem ser ressaltados como barreiras à gramática igualitária: a complexa mudança na estrutura já enraizada da cultura e a difícil aceitação da massa popular. (Muito bem. Formulou a tese) 

Convém constatar, a princípio, que alterações radicais em costumes sólidos de uma sociedade, como o idioma, são trabalhosas e prejudicam a dinâmica da comunidade, já que estabelecem novos padrões a serem seguidos. Para controlar ou mesmo impedir essas transformações súbitas, manisfestam-se duas expressões de poder, segundo Max Weber: a Dominação Legal, que se baseia na instituição de leis, e a Dominação Tradicional, que se apoia na consciência coletiva e permanência de costumes (Explore essa discussão com mais produtividade). Logo, a consolidação da linguagem neutra é comprometida pela estrutura conservadora e burocrática, que prezam pela permanência de padrões ja estabelidos.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido salientar que a resistência da população à linguagem neutra vai além do estranhamento inicial e preferência pelo modelo já instaurado. De fato, o limitado e fraguimentado  fragmentado acesso a essa língua torna sua socialização ineficaz, e a comunicação com leigos no assunto, difícil. Nesse sentido, as relações interpessoais ficam conturbadas, exigindo, para implementação da proposta linguística, uma maior participação na sociedade, como em projetos sociais. Contudo, barreiras legais ainda são impostas, como a lei PL 5248/20, que proíbe sua manifestação em ações culturais, esportivas e sociais que recebem verba pública, sendo assim, um desincentivo à adoção e expressão da língua inclusiva. (Ótima discussão. Explore com mais produtividade)

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(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a língua proposta seja reconhecida e usada sem que prejudique as dinâmicas da sociedade, é imprescindível que ações sejam tomadas. Dessa forma, as mídias devem, por meio de informações e aulas sobre o funcionamento da língua ministradas por falantes e linguístas adeptos, em televisões, rádios e redes sociais, disseminar o conhecimento a respeito do tema, a fim de que a população se torne consciente de sua existência e dinâmica e possa escolher usá-la ou não em contextos informais. Com isso, o debate sobre a linguagem neutra assumirá outro aspecto, e esta continuará em busca do seu objetivo, tal qual Van Gogh. (Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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