A linguagem neutra é uma vertente que tem como objetivo tornar a comunicação mais inclusiva e menos sexista, porém ela traria problemas de adaptação que prejudicaria principalmente as crianças surdas, disléxicas ou com outro tipo de deficiência. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
O uso da linguagem neutra criaria um terceiro gênero linguístico além do feminino e masculino, trazendo problemas de adaptação para crianças deficientes. Primeiramente, o aprendizado seria ainda mais dificultoso, além de que outros âmbitos também seriam afetados (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade), como por exemplo: os livros teriam que ser trocados por novos que tivessem o novo gênero linguístico e essa troca poderia demorar muito e os alunos seriam os prejudicados, mais uma vez.
(Melhore a estratégia coesiva) O modo que os familiares de uma criança falam e o modo que ela seria ensinada a escrever na escola ocasionaria uma confusão em sua cabeça, ademais os veículos de comunicação também sofreriam impactos, de forma que alguns funcionários não se adequariam facilmente, trazendo assim a demissão de alguns deles. (Reestruture a discussão apresentada. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Neste viés, e de acordo com a lei 5.820/21 sancionada recentemente pelo Mato Grosso, torna-se obrigatória a utilização da norma padrão da língua portuguesa tanto na educação como na comunicação, ou seja, não há necessidade do uso da linguagem neutra pelas dificuldades discorridas, vale ressaltar também que o masculino designa todos os gêneros, portanto, alterações não precisam ser feitas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |