[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 16/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A linguagem neutra é uma vertente que tem como objetivo tornar a comunicação mais inclusiva e menos sexista, porém ela traria problemas de adaptação que prejudicaria principalmente as crianças surdas, disléxicas ou com outro tipo de deficiência. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)

O uso da linguagem neutra criaria um terceiro gênero linguístico além do feminino e masculino, trazendo problemas de adaptação para crianças deficientes. Primeiramente, o aprendizado seria ainda mais dificultoso, além de que outros âmbitos também seriam afetados (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade), como por exemplo: os livros teriam que ser trocados por novos que tivessem o novo gênero linguístico e essa troca poderia demorar muito e os alunos seriam os prejudicados, mais uma vez.

(Melhore a estratégia coesiva) O modo que os familiares de uma criança falam e o modo que ela seria ensinada a escrever na escola ocasionaria uma confusão em sua cabeça, ademais os veículos de comunicação também sofreriam impactos, de forma que alguns funcionários não se adequariam facilmente, trazendo assim a demissão de alguns deles. (Reestruture a discussão apresentada. Evite um parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Neste viés, e de acordo com a lei 5.820/21 sancionada recentemente pelo Mato Grosso, torna-se obrigatória a utilização da norma padrão da língua portuguesa tanto na educação como na comunicação, ou seja, não há necessidade do uso da linguagem neutra pelas dificuldades discorridas, vale ressaltar também que o masculino designa todos os gêneros, portanto, alterações não precisam ser feitas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200