Adaptamento da linguagem neutra - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 16/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso dessa linguagem neutra, (Sem vírgula) é trazido  (Reveja a seleção lexical) para aqueles que não se sentem contemplados pelos gêneros masculino e feminino, com propósito de incluir todas as pessoas, que não se enquadram em nenhum desses grupos. (Evite um parágrafo frasal. Formule a tese)

Para os militantes, essa discussão sobre a linguagem neutra, (Sem vírgula) é necessário denotar como a língua imparcial pode, de forma involuntária (Vírgula) se extender estender sobre valores, doutrinas e modelos eróticos, exemplo quando falamos ''os estudantes do ETE são ótimos racionais'', será que as mulheres e pessoas assumidas não-binárias se sentem incluídas. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture as discussões e explore com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Um dos levantamentos de quem é contrário a novas grafias desse termo é que torna o diálogo sucessivo e extenso. Torna-se como ideal dizer "todos e todas'', (Problemas na construção de sentido) é prescindível´, retratado que se pode dizer simplesmente ''todos''. (Truncamento) Visto que o masculino ainda é usado para plural (Vírgula) o que eliminaria ocasionalmente se distinguir se são homens ou mulheres. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Reveja a estratégia coesiva) Contudo, para que todes  todos os sujeitos sejam englobados, (Melhore a construção de sentido) e certo usar os pronomes que derivam da liberdade do gênero da pessoa, nesta evolução a linguagem acompanha o progresso da sociedade, e que em breve os pronomes neutros sejam incorporado na língua portuguesa. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200