Debate sobre a língua neutra - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 16/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Big Brother 2022 reality show (Vírgula) uma participante trans chamada Lina, (Sem vírgula) sofreu com pronomes como "ele" (Melhore a construção dessa ideia). A mesma não se considerava-se ser chamada com este pronome. Cadê mais fora de um reality show (Problemas na construção de sentido), pessoas sofrem diariamente com este mesmo problema, a linguagem neutra. Isso ocorre, seja pela discriminação da sociedade para o grupo, ou imprudente para a linguagem portuguesa. (Melhore a contextualização do tema)

Nessa perspectiva, a linguagem neutra, que se destaca ao grupo LGBT+ (Desenvolva a sigla), faz uma pelo para que (Problemas na construção de sentido)(Sem vírgula) a língua portuguesa se modifique para dar uma espaço para linguagem não-binária. DUDH vai retratar que, (Sem vírgula) os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos dotados de razão e de consciência, de agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (Melhore a construção de sentido) Artigo 1. Mesmo diante deste cenário a humanidade se contradiz, pois estão em constante evolução. (Reestruture e explore a discussão com clareza e produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente (Vírgula)  o uso da linguagem neutra suspende a norma atual da linguagem portuguesa. Em Rondônia (Vírgula) a lei 5.123 -21 proibiu o uso da linguagem neutra nessa  nas escolas e em concursos públicos. Pela mesma perspectiva que, (Sem vírgula) a linguagem portuguesa é uma ciência que não pode ser modificada. (Truncamento) Mas pode evoluir como a humanidade e como tal geração pode ser adaptada ao modo de língua de viver e compreender. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) medidas para excluir a linguagem neutra é preciso, não discriminando o tal grupo (Vírgula) mas Mas sendo de acordo com a finalidade da linguagem portuguesa (Melhore a construção de sentido). O Ministério da Educação, o ministério governamental e a mídia precisam se opor com palestras, leis e palestras simplificando este assunto, não discriminam no grupo lgbtq+ (Vírgula) mas ajudando a ter uma vida melhor onde todos tenham voz. (Truncamento) Para que, assim como Lina precisa ser respeitada de acordo com oque o que ela acredita, mas respeitando a linguagem portuguesa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200