Whatsapp

direitos humanos associados a linguagem neutra

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 15/04/2022

PUBLICIDADE

Segundo o livro mais famoso do mundo, a Bíblia, os primeiros seres humanos a existirem foram Adam  Adão e Eva, o homem e a mulher respectivamente. Atualmente (Vírgula) porém porem, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais é o debate sobre a linguagem neutra, que seria uma pessoa que não se identifica com o gênero feminino nem o masculino propostos pela Bíblia, assim sendo considerada não-binária, gerando outra forma de se utilizar a gramática comum, adaptando-a para o neutro. Sobre a discussão é necessário analisar os dois lados a propósito da linguagem neutra, o conservadorismo da língua portuguesa e a defensão da alteração gramatical. (Melhore a contextualização do tema)

O principal argumento utilizado contra o uso da linguagem neutra é a difícil compreensão na forma discursiva e oral. Alega-se que a parte da população que apresenta maior dificuldade de compreensão, como idosos, crianças e pessoas com deficiência, não conseguiria se adaptar as mudanças e tornando inviável a mudança. Porem essa ideia não está perto de ser correta (Vírgula) já que com uma mudança intensiva nas maneiras de comunicação,  (Sem vírgula) em pouco tempo a sociedade estaria adaptada a essa nova linguagem, como aconteceu com o número nove adicionado a frente dos telefones celulares no brasil em 2016. O fato é que segundo a Constituição brasileira de 1988 (Melhore a progressão de ideias) garante a todos o sentimento de igualdade e bem-estar social, coisa que com a discriminação do pronome neutro não é cumprida , e é um conflito direto com os direitos humanos. (Reestruture a discussão apresentada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao contrário da parcela populacional contra a linguagem neutra, grande parte das pessoas é defensora da alteração gramatical. Principalmente nas redes sociais, o número de pessoas a favor do cumprimento do direito de igualdade e respeito vem crescendo consideravelmente e levando a discussão para fora do mundo virtual. (Truncamento) Como por exemplo projetos levados a escolas e empresas para garantir o uso da linguagem neutra a favor de deixar pessoas não-binárias mais confortáveis na sociedade e também discussões positivas sobre isso em rede nacional, como foi o caso do Big Brother Brasil, que conscientizou centenas de pessoas sobre o uso dele (Melhore a construção dessa ideia). A parcela defensora da utilização tem como principal objetivo a inclusão destas pessoas na sociedade e prezar pelos seus direitos humanos, assim objetivando uma sociedade mais harmônica e de positivos resultados.

(Boa estratégia coesiva) Enfim, levando em conta os argumentos usados contra e a favor do uso da linguagem neutra podemos admitir que existe uma resolução simples ao argumento que fala sobre a dificuldade de entendimento. Resolução esta que fica a cargo do governo, incentivar e ajudar a educar a população através de reformas no ensino e palestra a pessoas mais velhas. Assim, o uso da linguagem neutra medira os direitos humanos devidos e ajudará o Brasil a se tornar um país de primeiro mundo. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES