Lutas sociais de inclusão, através da linguagem neutra. - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 15/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Compreende-se o aumento de lutas a favor da inclusão de diferentes grupos sociais. O debate sobre o uso da linguagem neutra teve início nas redes socias, que propõe o uso do "e" em substantivos para neutralizar o gênero das palavras, exemplo: amigue. A comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) tem como objetivo incluir os indivíduos que não se identificam com o gênero feminino ou o masculino, entretanto há a oposição de partes da sociedade. (Formule a tese)

Primeiramente, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), tendo em vista isto, entende-se por qual razão há tantas lutas contra a transfobia e a favor da inserção de quem não se enquadra no padrão social (Melhore a construção desse argumento). A condenação da discriminação através da linguagem neutra merece reconhecimento, entretanto não está de acordo com a norma padrão (Essa discussão precisa ser desenvolvida com clareza).

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, estudiosos da Língua Portuguesa apontam que a implementação do pronome neutro ocasionaria a exclusão de parte da população que não tem conhecimento acerca do assunto (Explore essa discussão com mais produtividade), além de dificultar o idioma que já conta com o gênero masculino como neutro. As lutas sociais apontam que o Estado necessita de reformas e combate aos preconceitos, porém não é coerente mudar o sistema gramatical.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a resolução da problemática. Cabe ao governo federal (Vírgula) através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, promover leis de introdução de pessoas LGBTQIA+ e de proteção contra a violência que sofrem, (Justaposição) ademais, o Ministério da Educação pode trazer projetos que abordem as diferentes sexualidades e pessoas existentes no mundo. (Truncamento) Para que assim, (Sem vírgula) não seja preciso uma reforma radical no português para haver uma sociedade mais diversificada e respeitada, assegurando a igualdade prevista na Constituição brasileira de 1988.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200