Compreende-se o aumento de lutas a favor da inclusão de diferentes grupos sociais. O debate sobre o uso da linguagem neutra teve início nas redes socias, que propõe o uso do "e" em substantivos para neutralizar o gênero das palavras, exemplo: amigue. A comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) tem como objetivo incluir os indivíduos que não se identificam com o gênero feminino ou o masculino, entretanto há a oposição de partes da sociedade. (Formule a tese)
Primeiramente, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), tendo em vista isto, entende-se por qual razão há tantas lutas contra a transfobia e a favor da inserção de quem não se enquadra no padrão social (Melhore a construção desse argumento). A condenação da discriminação através da linguagem neutra merece reconhecimento, entretanto não está de acordo com a norma padrão (Essa discussão precisa ser desenvolvida com clareza).
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, estudiosos da Língua Portuguesa apontam que a implementação do pronome neutro ocasionaria a exclusão de parte da população que não tem conhecimento acerca do assunto (Explore essa discussão com mais produtividade), além de dificultar o idioma que já conta com o gênero masculino como neutro. As lutas sociais apontam que o Estado necessita de reformas e combate aos preconceitos, porém não é coerente mudar o sistema gramatical.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a resolução da problemática. Cabe ao governo federal (Vírgula) através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, promover leis de introdução de pessoas LGBTQIA+ e de proteção contra a violência que sofrem, (Justaposição) ademais, o Ministério da Educação pode trazer projetos que abordem as diferentes sexualidades e pessoas existentes no mundo. (Truncamento) Para que assim, (Sem vírgula) não seja preciso uma reforma radical no português para haver uma sociedade mais diversificada e respeitada, assegurando a igualdade prevista na Constituição brasileira de 1988.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |