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Contextualizando a linguagem neutra

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Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 15/04/2022

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Em 2021 (Vírgula) a Netflix exibiu uma animação infantil cujo nome da atração é de Ridley Jones - A Guardiã do Museu ; (Justaposição) o desenho chamou a atenção do público e causou revolta em alguns pais por conta da linguagem neutra utilizada. Nos bastidores há personagens que são homossexuais e consideram " não-binários"; (Melhore a progressão de ideias) refere - se ao debate desse sistema linguístico que propõem a não marcação do gênero masculino e feminino. O fato de aplicar a linguagem neutra ou não-binária na língua padrão, (Sem vírgula) é muito improvável visando a probabilidade de dificultar o aprendizado dos estudantes nas unidades de ensino. O uso desta, (Sem vírgula) é pouco acessível aos deficientes sendo pouco acessíveis ao sistemas operacionais. Entretanto é necessário contextualizar a comunicação de forma flexível. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A língua portuguesa é rica em palavras para incluir a todas as pessoas, sendo binária ou não. Sua capacidade linguística leva a flexibilização de determinados indivíduos, seja homem ou mulher, ou aquele que não se identifica com nenhum dos dois gêneros. A linguagem neutra aplicada nas escolas seria uma dificuldade a mais para os alunos, pois seu entendimento é complexo. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

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(Melhore a estratégia coesiva) Sendo difícil de pronúncia - lá, não podendo pronunciar oralmente, resultando na marginalização dos que contém deficiência auditiva e visual. Como muitos opinaram sobre a animação infantil Ridley Jones; (Vírgula) o uso da linguagem neutra distocerá o desempenho de crianças e adolescentes. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Contudo é possível utilizá-la dependendo da situação em que for conveniente usá-la. O uso formal do português tem a competência de instruir-nos de modo que possamos usufruir da norma padrão nos contextos que exigem, não desrespeitando os não-binários, e assim, (Sem vírgula) incluindo toda a sociedade sem desigualdades. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com produtividade ao longo do desenvolvimento. Apresente a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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