As tragédias têm o poder de nos aterrorizar em um primeiro momento, para depois provocar inúmeros questionamentos. O massacre de Realengo no Rio de Janeiro, além da comoção nacional, provocou debates acerca dos motivos que levaram aquele rapaz a praticar tamanha insanidade.
Com o objetivo de dar uma resposta rápida e mais cômoda, nossos políticos levantam a bandeira do desarmamento. Buscam, com isso, jogar a responsabilidade para a sociedade. Esquecem que essa matéria já foi tratada no Plebiscito, o qual refletiu a opinião nacional pela não proibição à venda de armas.
Prevenir crimes dessa magnitude não passa por atitudes simplistas como essa. Há outros fatores que favorecem ou incentivam massacres de inocentes, quais sejam o fanatismo religioso, distúrbio mental ou vingança.
Esse último parece ser o motivador principal, uma vez que depoimentos dos ex-colegas de sala de aula dão conta que o atirador de Realengo era discriminado. Essa circunstância também aflora nos casos ocorridos em outros países, notodamente no EUA.
Por tudo que foi exposto e pela complexidade do assunto, as ações comunitárias e governamentais não podem se restringir à proibição da venda de armas. Deve contemplar estudos científicos dos casos havidos, explicitando, à sociedade, os motivos e consequências sociais. Precisa fomentar a mudança comportamental seja no ambiente familiar, escolar ou no trabalho, a fim de que nossas ações sejam mais solidárias e justas, as quais podem evitar futuros eventos que traumatizam comunidades e nações.
Comentários do corretor
QUAIS?
USE INICIAIS EM MAIÚSCULO APENAS PARA NOMES PRÓPRIOS
Amplie seu conhecimento sobre o tema lendo a coletânea apresentada em nossa proposta. Seja mais crítico, e menos expositivo, em suas argumentações. Dê mais sugestões para sanar o problema da insegurança nas escolas. Leia. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
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