De acordo com Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Sendo assim, cada grupo na sociedade deve ser tratado de acordo com suas distinções, dessarte, eles serão inclusos de maneira democrática no âmbito social. No que concerne a linguagem neutra, nem todos os indivíduos serão beneficiados, visto que pessoas com deficiências visuais, auditivas e também as que possuem dislexia não alcançaram tal prerrogativa de inserção. (Muito bem. Formulou a tese)
Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), o Brasil conta com mais de 6,5 milhões de pessoas portadoras de deficiências visuais e cerca de 2,7 milhões de pessoas surdas. Em média 15% desses indivíduos estudaram até o ensino médio, e um percentual de 46% tiveram acesso ao ensino fundamental. Portanto, é perceptível que a linguagem não-binária contribui para a exclusão dessa população no que diz a respeito a educação, tendo em vista que é necessário o uso de uma linguagem diferenciada para os indivíduos que fazem parte deste grupo (Melhore a apresentação dessa discussão), como o uso da linguagem labial para os surdos e a utilização de softwares para os cegos.
(Melhore a estratégia coesiva) É imprescindível destacar que a linguagem neutra também afeta pessoas com dislexia. O filme "Como estrelas na terra" retrata de uma forma nítida o dia a dia de Ishaan, um garoto com distúrbio de aprendizagem que enfrenta diariamente vários desafios por conta da sua dificuldade de compreensão. (A discussão precisa ser explorada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, pois, a necessidade de adoção de novos meios de inclusão, tendo em vista que as alterações no meio linguístico serão artificiais, porquanto valores e o repertório comportamental não são condicionados por aspectos da estrutura gramatical das línguas, mas sim por meio da educação e da conscientização imposta na sociedade. Sendo assim, urge ao MEC (Desenvolva a sigla) a implantação de atividades que exercitem o respeito, como por exemplo palestras educacionais sobre a importância do respeito a diversidade de gênero. Desta maneira, será possível obter uma sociedade inclusiva aprendendo com as diferenças, tal como afirma Paulo Freire. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |